Como o marketing institucional pode ajudar a sua empresa a participar de licitações

 Marketing Institucional e Licitações.

Com o constante crescimento da era digital, é fácil perceber que o ramo da publicidade mudou consideravelmente. As formas tradicionais de fazer propaganda não produzem mais os mesmos resultados. Sendo assim, é preciso estar sempre atento às tendências do mercado para acompanhá-las e seguir na mesma linha. O marketing institucional, por exemplo, é um conceito relativamente novo, mas que já revolucionou esse nicho. Desse modo, seu número de adeptos cresce todos os dias, bem como seus cases de sucesso com negócios lucrativos.

Sabendo disso, separamos aqui tudo sobre esse método e os benefícios que ele pode trazer a sua empresa, principalmente ao participar de licitações. Confira abaixo!

O que é marketing institucional

marketing institucional

Por trás do nome difícil, é bem fácil entender do que se trata o marketing institucional. Afinal, ele é aplicado de maneira natural e contínua desde o início dos tempos.

Em linhas gerais, chamamos de marketing institucional aquele tipo de publicidade que visa falar bem sobre determinada empresa. Normalmente isso é efeito através da exposição de sua grandeza, número de funcionário e casos de sucesso atingidos até hoje.

Ou seja, aqueles vídeos institucionais que encontramos sobre as grandes empresas se tratam de pura publicidade. Através deles é possível conquistar não apenas mais clientes, e sim a fidelidade e comprometimento dos colaboradores da organização.

Além dos vídeos, outdoors da empresa e flyers também são considerados publicidade institucional. Além disso, temos, é claro os  publieditoriais.

Os benefícios do marketing institucional

Esse com toda a certeza é um dos tipos de publicidade com criação mais difícil. Afinal, a logística envolvida em levantar números para a criação de peças torna o trabalho bem mais demorado. No entanto, os efeitos são sentidos rapidamente.

Como ele não se trata de uma tentativa de venda explícita, o cliente não se sente “coagido” a fazer negócio. Dessa forma, quando a escolha é realizada, sabe-se que foi com liberdade e análise profunda.

Além disso, com o marketing institucional é possível encantar os futuros consumidores do produto com a empresa. Com isso, quando o negócio é fechado eles não compram apenas o produto e sim toda a ideia por trás da marca. Desse modo, a publicidade não para por aí e continua sendo feita pelo famoso “boca a boca”.

Ademais, o marketing institucional também estreita as relações com o público. Por meio dele, é possível fazer com que todos entendam do que se trata a sua organização e o impacto que ela tem dentro do mercado atua.

Isso, por sua vez, automaticamente ajuda na consolidação da marca entre os clientes. Desse modo, seu nome se tornará sinônimo daquele tipo de produto. Sendo assim, quando alguém precisar de algo que você produz, você será o primeiro a ser lembrado.

Ou seja, o marketing institucional tem o poder de te transformar em referência para os clientes e para a concorrência.

Como o marketing institucional pode te ajudar a ganhar licitações

As licitações muitas vezes são as grandes responsáveis pelos lucros de maior parte dentro das organizações. Afinal, vencê-las costuma significar a certeza de trabalho durante alguns meses, bem como a responsabilidade de todo um projeto.

Sendo assim, é necessário estar bem armado para competir com a concorrência. Não apenas fazendo uso de preços baixos, mas criando uma proposta que envolva valores acessíveis, tempo hábil e qualidade acima da média.

Nesse momento é que o marketing institucional se faz tão útil. Através dele a proposta da empresa se torna mais valiosa aos contratantes. Desse modo, a possibilidade de ser escolhido dentre tantos outros cresce consideravelmente.

A publicidade institucional proporciona ao cliente a chance de conhecer mais sobre o seu negócio e modelo de trabalho. Com isso, fica bem mais fácil perceber se o seu tipo de serviço se encaixa com o projeto desejado.

A melhor parte é que um marketing institucional bem feito tem o poder de encantar todo e qualquer consumidor. Afinal, ele gera credibilidade e exibe qualidade, dois fatores primordiais quando se trata do ganho de uma licitação.

Ou seja, quando um cliente vê um vídeo e percebe o tamanho da sua estrutura, visão de mundo e lema, é bem difícil que ele não concorde com algo. Sendo assim, com a criação de uma peça publicitária, você pode atingir lucros que até então tinham ficado apenas no mundo da imaginação.

Como fazer o marketing institucional da sua empresa

Sabendo dos benefícios e da importância que o marketing institucional pode ter nas vendas da sua empresa, é essencial saber também como trabalhar com ele. Assim como nos outros tipos de publicidade, diversos caminhos podem ser tomados. No entanto, alguns passos são primordiais para que as peças tenham qualidade e cumpram com seu papel.

Sendo assim, acompanhe as melhores dicas utilizadas por especialistas para começar a trabalhar o marketing institucional dentro da sua empresa!

Entenda a personalidade da sua marca

Se existe um fator primordial para a publicidade institucional, com toda a certeza ele é a personalidade da marca. Afinal, quando mais definida ela for, mais fácil vai ficar criar as peças.

Sabendo disso, o primeiro passo a ser realizado para criar o marketing institucional é entender (ou criar) a personalidade da sua empresa. Através dela será baseado o restante do processo de criação, em cima do que já foi definido e que se deseja transmitir ao público.

Vale lembrar que a personalidade da marca deve refletir tudo que ela acredita, a sua verdadeira essência. Por exemplo, se sua empresa pensa na sustentabilidade dos produtos, isso precisa estar retratado na peça. Se parte da renda é revertida para ações sociais, essa ação deve ser contada.

Todos os atos que refletem o caráter da organização devem ser identificados e listados antes da próxima etapa.

Defina qual é o valor dos seus produtos

Quando falamos de valor, o primeiro pensamento que vem a mente é a questão monetária. Afinal, é em torno dela que gira todo o nome da empresa e o motivo da criação do marketing.

No entanto, ao definirmos qual é o valor do produto, devemos ir mais além. Valor é a proposta que aquele item possui dentro do mercado, sua importância e impacto na vida dos compradores.

Ou seja, o valor do produto está diretamente ligado com o tamanho da influência que ele terá na vida de seus consumidores. É nesse momento que as questões como lema da empresa e razão social entram em campo. É preciso pensar com o coração e voltar as raízes da organização, entendo como e porquê ela foi criada.

Torne seus colaboradores uma parte importante da sua marca

Não é atoa que aquela famosa frase “os colaboradores são os principais consumidores” é tão utilizada. Quando os funcionários de uma empresa acreditam no que estão produzindo o marketing se torna simples, barato e orgânico.

Sendo assim, quando iniciar a proposta de marketing institucional dentro da sua empresa, faça questão de tornar seus funcionários parte disso. Faça-os perceber o quanto são importantes, não apenas como componentes, mas como peças chaves de toda a máquina da organização.

Desse modo, a participação e criação de ideias até mesmo dentro da linha de produção acontecerá muito mais rápido. Com isso, consequentemente a publicidade da instituição será “comprada” por todos, principalmente por quem faz parte da rotina empresarial.

O marketing institucional é uma tendência de mercado que tende a crescer cada vez mais. Sendo assim, aproveite mais essa oportunidade e cresça ainda mais o nome da sua marca!

Sobre o autor – Alex Vargas

Fundador da Live Media – Marketing e autor do site Nucleo Expert, ganhou o prêmio de Empreendedor Digital e melhor profissional de SEO do ano em 2019 pelo Afiliados Brasil.

Alex Vargas é reconhecidamente um dos maiores especialistas em Marketing Digital do Brasil.

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!