Como o direito online pode ajudar advogados recém-formados a prospectar clientes

Quem é advogado pode enfrentar diversos desafios para prospectar clientes, seja devido ao alto nível de competição dentro do mercado, seja devido às limitações impostas dentro do setor. Felizmente o direito online pode ajudar na hora de enfrentar os obstáculos.

As aulas na universidade de Direito não ensinam nada sobre administrar a carreira ou como conseguir novos clientes e a necessidade de vender serviços e captar clientes chega apenas quando esses profissionais se deparam com a realidade profissional.

É nesse momento que advogados acabam dando conta de que os anos de estudos não são suficientes, pois não aprenderam nada sobre empreendedorismo para quem exerce esse trabalho, muito menos sobre marketing.

Daí surge a necessidade de resolver esse problema, ainda bem que o direito online acaba sendo um caminho excelente, principalmente para quem é novo nessa área e precisa muito prospectar clientes.

Quer entender melhor sobre esse assunto, correto? Então continue acompanhando esse artigo atentamente até o final e confira nossas dicas para prospectar clientes online.

Boa leitura!

Afinal, como é que o direito online irá ajudar na captação de clientes? Entenda!

Não há dúvidas de que qualquer advogado possa conseguir prospectar clientes por meio do Direito Online, porém, todos os parâmetros definidos pelo Código de Ética e as outras normas da OAB não podem ser desrespeitadas.

Qualquer advogado pode fazer a publicação de seus conteúdos relacionados a qualquer aspecto do Direto na internet, desde que mantenha o teor informativo.

Essa estratégia de divulgação pode ser executada de diversas maneiras, poderá ser por meio de postagens, artigos, vídeos, podcasts, o que o profissional acredita que seja mais interessante para o seu público.

Entretanto, esse tipo de conteúdo não pode ser:

  • De teor que instigue o litígio;
  • De engrandecimento do advogado, fazendo autopromoção;
  • Conter maneiras de angariação de clientes.

Isso significa que você pode explicar quais são as novas regras da aposentadoria, contudo, jamais pode dizer algo nesse sentido: “Faça contato com o escritório ainda hoje para conseguir aproveitar benefícios e veja como nosso serviço é o melhor da região”.

Veja agora algumas possíveis formas de prospectar clientes com o Direito Online.

#Dica1 – Recorrer ao JusBrasil

Há duas maneiras do advogado ou qualquer escritório de advocacia conseguir clientes recorrendo ao JusBrasil.

A primeira forma é usando o site para publicar diferentes tipos de artigos, basta fazer o cadastro de graça na plataforma digital, escrever artigos sobre algum tema e disponibilizar a pesquisa para que qualquer pessoa possa ver o conteúdo.

Desta maneira, você estará promovendo autoridade sobre determinado assunto, o leitor poderá visitar a sua página e contratar os seus serviços.

A outra maneira de usar o JusBrasil para captar clientes usando o Direito Online é por meio do serviço chamado de Diretório de Online de Advogados que é fornecido por essa plataforma.

Assim será possível realizar intermediações entre clientes e advogados.

# Dica 2 – Utilizar plataformas de Atendimento

Atualmente há sites como o advoga que disponibilizam um canal de comunicação entre advogados especializados e pessoas com duvidas jurídicas que talvez venham a necessitar dos serviços de um profissional.

O cadastro nesse tipo de plataforma além de ser um importante meio de divulgação do nome do profissional, permite ao mesmo conciliar um maior número de atendimentos e aumentar a carteira de clientes, possibilitando assim maiores ganhos.

# Dica 3 – Utilizar as redes sociais

Primeiramente é importante entender que qualquer advogado pode criar perfis e páginas com objetivo profissional em qualquer rede social.

Embora não haja uma regra que deixe mencionado de forma explícita a autorização, a interpretação é que o advogado pode usar redes sociais com objetivo de se movimentar profissionalmente.

As mais usadas com a finalidade de prospectar clientes são: o Facebook e o Instagram.

As pessoas dedicam muito tempo a essas redes, logo, investir em criação de conteúdo nesses ambientes acaba sendo uma forma interessante de chamar atenção de pessoas para o seu trabalho.

# Dica 4– Desenvolver sites ou blogs

De todas as maneiras de captar clientes por meio do Direito Online, apostar em plataformas digitais, como sites e blogs é bastante recorrente, pois existem há bastante tempo e não são penalizados pela OAB.

Isso ajuda bastante na construção da imagem profissional, os clientes passam a ter outra ideia sobre o seu trabalho e o advogado consegue chegar em maior número de pessoas, consequentemente melhorando a captação de clientes.

O site é permitido desde que o conteúdo publicado respeite tudo aquilo que a lei define, ou seja, deve ser sempre de caráter informativo, não pode ser algo para autopromover o profissional e as informações devem ser sempre aquelas permitidas pelo órgão.

# Dica 5 – Vídeo no YouTube

Não há nada que impeça publicidade de advogados no Youtube, desde que, os vídeos publicados respeitem todas as normas que foram estabelecidas pela OAB, ou seja, também é necessário que seja conteúdo informativo.

Manter contato com clientes nesse tipo de plataforma é interessante e atrai muita a atenção de espectadores e, até mesmo, é capaz de captar novos clientes.

O Youtube é a rede social mais usada no território nacional, portanto, investir nessa estratégia pode valer à pena.

Aposte nessas ideias agora mesmo!

Viu só como o Direito Online pode ajudar novos advogados na captação de clientes? Então não perca mais tempo, invista nas estratégias citadas e conquiste o tão sonhado sucesso profissional!

 

 

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!