Advogado trabalhista para empresas: o que faz?

Diante das diversas leis e normas presentes na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), geridas e editadas diretamente pelo Ministério do Trabalho, ter um advogado trabalhista em sua empresa é essencial para manter a organização e evitar problemas judiciais.

Esse profissional tem como principal objetivo atender os interesses de empresas e colaboradores, visando beneficiar ambas as partes com relação às questões envolvendo contratação, rescisão, cálculo de horas extras, férias, pagamento de comissão, entre outros.

Muitos ainda acham que o advogado trabalhista só precisa ser acionado quando existe algum processo na Justiça. Contudo, ele tem um papel de extrema relevância na empresa para evitar possíveis prejuízos provocados pelo não cumprimento dos direitos dos empregados.

Como atua o advogado trabalhista?

A função do advogado trabalhista pode seguir por duas vertentes distintas quando contrato por uma empresa:

  • Preventiva/Consultiva: o profissional fornece o suporte necessário para a empresa, auxiliando em questões trabalhistas e adequação de suas rotinas, assim como contratação do empregado, orientações e soluções quando a melhor forma de contratação, orientação e elaboração de contrato de trabalho, entre outros. Desta forma, será possível reduzir e minimizar as chances de eventuais riscos;
  • Contenciosa: tem como função defender a empresa diante de processos jurídicos movidos pelos colaboradores, de modo a proteger os interesses e direitos da empresa enquanto empregadora. Ele também orienta o empregador para evitar e minimizar eventuais prejuízos à empresa, e se necessário, realiza o acompanhamento em negociações coletivas junto aos sindicatos e ao Ministério do Trabalho.

Vale ressaltar que ambas as funções quando realizadas pelo advogado trabalhista, são avaliadas minuciosamente para garantir agilidade, organização, personalização e segurança para a empresa contratante.

Como o profissional ajuda nos processos organizacionais

Como já falado anteriormente, o advogado trabalhista pode ser estratégico para ajustar os processos organizacionais da empresa, uma vez que ele irá revisar todos os processos e estrutura, para minimizar ou até mesmo eliminar todas as questões que possam comprometer a operação da empresa, reduzindo custos desnecessários e trazendo maior segurança a longo prazo para o negócio.

Além de todas essas vantagens já citadas, o advogado trabalhista conseguirá estabelecer o melhor modelo jurídico para a empresa, assessorar sobre novos aportes financeiros, realizar e analisar contratos redigidos por você ou pelos seus fornecedores, recuperar contribuições sociais não pagas devidamente e assessorar as etapas preliminares do fechamento de negócios e também na resolução de conflitos.

Esse profissional irá garantir que empresas de pequeno, médio e grande porte cumpram e estejam de acordo com todas as normas e leis trabalhistas para garantir maior segurança tanto para o empregado como para o empregador. Por isso, implementar em seu negócio a cultura de prevenção por meio de um advogado trabalhista poderá servir para a adoção de medidas preventivas, mantendo uma relação de respeito, ética e confiança entre você e todos os colaboradores.

Como vemos ter um advogado trabalhista em sua empresa vale realmente muito a pena, seja para reduzir custos ou garantir a segurança do seu negócio. Contar com o suporte jurídico adequado não só irá facilitar para que o empregador foque nos objetivos centrais da empresa, como também poderá trazer maiores resultados, ajudando em seu crescimento e sucesso.

Precisa de uma consultoria com um advogado trabalhista? Contate-nos e veja como podemos auxiliar a sua empresa com relação aos processos organizacionais da mesma.

 

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!