RHS Licitações

Benefícios EPP/ME & Enquadramento Simples Nacional

Pode uma pequena empresa (ME ou EPP) usar de seus benefícios para vencer uma licitação, mesmo não estando enquadrada (não optante) no SIMPLES NACIONAL? Para ter este privilegio não é necessário e obrigatório ser optante?

A doutrina tem se posicionado no sentido de que a ME/EPP não necessita ser optante do Simples Nacional para fazer jus aos benefícios da Lei Complementar n. 123/06, visto que ela não é obrigada a optar por tal regime. Na realidade, os benefícios são cabíveis se a empresa possuir o faturamento específico para cada categoria (ME ou EPP) no ano calendário anterior, e se não possuir as vedações do art. 3º., § 4º., da LC 123/06.

(Colaborou Professora Simone Zanotello de Oliveira, advogada especializada em licitações publicas e consultora jurídica da RHS LICITAÇÕES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XAo utilizar este site, você concorda com o tratamento dos seus dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Entendemos e respeitamos a sua privacidade e estamos comprometidos em proteger as informações pessoais que você fornece. Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.