RHS Licitações

Prefeitura de Fortaleza abre licitação para concessão de uso do Estoril

 

A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) lançou nesta quinta-feira (28), Edital de Consulta Pública para a ocupação do espaço gastronômico do Estoril, na Praia de Iracema, em Fortaleza. Empresas interessadas na instalação de serviços comerciais, sejam eles de restaurante, café ou bar, poderão encaminhar à Secretaria, sugestões e propostas de alterações ao edital até 16 horas do dia 15 de março de 2013.  O equipamento também tem infraestrutura para exposições e eventos artísticos diversos. O Estoril é edificação tombada pelo Patrimônio do Município desde setembro de 1986.

 

De acordo com a Secultfor, as propostas e sugestões deverão estar em harmonia com a arquitetura e história do espaço. Segundo a minuta do edital, o vencedor da licitação deverá ocupar a área gastronômica do Estoril por um período de cinco anos e o serviço de bar, café,restaurante deverá ser, no mínimo, das 11 horas à meia noite, todos os dias da semana. O valor inicial da proposta de concessão foi fixado em R$ 15 mil por mês. Maiores detalhes podem ser obtidos no endereço

Estoril

Construído na década de 1920, em taipa, o Estoril era o local de encontro da boemia fortalezense. Na década de 1990, o antigo edifício foi substituído por uma réplica em alvenaria devido ao desabamento após uma forte chuva. O prédio, coberto por telha marselha, possui dois pavimentos e uma torre. Todo material de acabamento e adorno do imóvel veio da Europa.

Na Segunda Guerra Mundial, nos anos  40, a família Porto arrendou a residência para norte-americanos que instalaram, no local, um cassino para a diversão de oficiais. Com o fim da Guerra, a “Vila Morena”, como era chamada, foi arrendada por portugueses. O local passou a funcionar como bar e restaurante e foi rebatizado de Estoril.

Iniciadas de maio de 2008, a restauração do Estoril, pela Prefeitura de Fortaleza, teve investimento da ordem de R$ 300 mil e incluiu, entre outros itens, a recuperação de revestimentos de piso, teto e paredes, esquadrias, recuperação da coberta, demolições de acréscimos na edificação original, melhoria das condições de acessibilidade, incluindo plataforma e banheiro para pessoas com dificuldade de locomoção.

 

(Fonte: G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XAo utilizar este site, você concorda com o tratamento dos seus dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Entendemos e respeitamos a sua privacidade e estamos comprometidos em proteger as informações pessoais que você fornece. Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.