10 de Abril de 2018
Os constantes problemas com obras que precisam passar por readequação de projetos e, por consequência, se tornam mais caras e demoradas foi um dos assuntos debatidos pelos vereadores na sessão desta terça-feira, 10.
O vereador Jean Pirola (PP) lembrou dos problemas ocasionados pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em diversos bairros do município, que geraram mais de R$ 1 milhão em indenizações aos moradores que tiveram danos estruturais em suas residências.
“Os moradores não têm culpa da falta de planejamento e das obras más executadas, merecem o pagamento das indenizações. Mas esse é um dinheiro nosso, que poderia ter sido aplicado em saúde, educação, se não fosse a incompetência na realização dos projetos e das obras”, disse.
O vereador Alessandro Simas (PSD) também se manifestou sobre o assunto. Para ele, é preciso uma mudança no sistema de licitações do poder público. Simas destacou que hoje, com licitações separadas para o projeto e para a execução da obra, facilita o surgimento de problemas que postergam a conclusão.
“A empresa que faz o projeto tem que executar a obra. Se é a mesma empresa que fez o projeto, na hora que dá algum problema em virtude do projeto mal feito, o ônus é da própria empresa, que precisa corrigir”, afirmou.
O vereador avaliou que a burocracia na hora de licitar os projetos prejudica tanto a prefeitura quanto a população, que necessita das obras. “Temos que tentar uma forma de discutir isso. Não pode ficar assim”.
O vereador Paulo Sestrem (PRP) destacou que a fiscalização nas obras deveria ser mais enérgica. “Na minha visão, falta fiscalização diária da prefeitura em não deixar chegar em situações como a que o vereador Jean citou [indenizações por problemas estruturais nas casas de moradores]. Isso é dinheiro desperdiçado”.
Aprovações
Na sessão, foi aprovado o projeto que autoriza a Prefeitura de Brusque a abrir crédito adicional suplementar e especial no Orçamento Fiscal do município em vigência, até o valor de R$ 872.300,00.
Também foi aprovado pelos vereadores o projeto que altera a extensão da rua Ingo Renaux, no bairro São Luiz.
Fonte: O Município