Termina nesta segunda-feira o prazo para as sugestões de usuários pela internet sobre o edital de licitação do transporte coletivo de Porto Alegre. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga à tarde o número final de pessoas que participaram. As sugestões podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico [email protected].
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, destacou que a Internet é mais um canal aberto à participação da comunidade porto-alegrense na qualificação do processo de licitação dos ônibus. “O nosso objetivo é melhorar o serviço, que é essencial para a cidade”, ressaltou. Todas as contribuições enviadas pela população serão avaliadas pelos técnicos da comissão do edital de licitação do transporte coletivo por ônibus. O edital será publicado no dia 31. Nas reuniões do
Orçamento Participativo, 1,7 mil pessoas deram contribuições para a qualificação do transporte por ônibus.
O encaminhamento do edital de licitação dos ônibus, que será publicado no dia 31 contou com a participação popular nos 23 encontros do Orçamento Participativo. Desde o dia 13 de fevereiro, quando ocorreu a primeira reunião, até 24 de fevereiro, quando os participantes apresentaram propostas à equipe técnica da EPTC para a composição do documento final do edital de licitação. “A participação popular foi intensa, com contribuições para o aperfeiçoamento do processo licitatório. Quem ganhará com tudo isso é a população usuária dos ônibus”, afirmou Cappellari.
Entre as contribuições para compor o edital de licitação do transporte coletivo estão a necessidade de extensão de itinerários e o cumprimento efetivo das tabelas horárias; ajustes de linhas; uso do ar-condicionado em toda a frota; colocação de equipamentos GPS nos veículos; criação de um conselho de usuários do transporte coletivo; e mais controle sobre as isenções.
Os 23 encontros envolveram as 17 regiões do Orçamento Participativo, além da realização de seis temáticas. Participaram líderes e moradores dos bairros Partenon, Restinga, Ilhas, Humaitá, Sarandi, Rubem Berta, Lomba do Pinheiro e Belém Novo.
(Fonte: Correio do Povo)