Unidade terá sete pavimentos, mais de 70 leitos, e deverá ficar pronta em cerca de 36 meses.
25 de Fevereiro de 2019
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, assinou na sexta-feira (22) a abertura do processo de licitação para construção da maternidade municipal, no Distrito de Brás Cubas. A futura unidade deverá realizar cerca de 500 partos por mês, o que representa o dobro da capacidade atual de atendimento do município pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O custo inicial da obra é de pouco mais de R$ 50 milhões. A expectativa é de que o certame dure seis meses e a construção 30 meses.
O novo equipamento será instalado onde funcionou o antigo prédio do Fórum, na Rua Francisco Afonso de Melo. O projeto prevê a construção de um prédio com aproximadamente 7 mil m² distribuídos em sete pavimentos (do subsolo ao quinto andar), e contará com 51 leitos, além de 10 leitos de UTI Neonatal e 10 de adulto, e outros 10 de cuidados intermediários, Centro Obstétrico e demais espaços especializados.
“O sistema público conta hoje apenas com a Santa Casa de Mogi, que mais de uma vez já precisou fechar suas portas devido à superlotação. Uma mãe que está no momento mais importante de sua vida merece toda atenção e carinho na hora do parto e para isso que estamos trabalhando com a implantação desse novo equipamento”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura pretende buscar apoio financeiro para a obra no governo estadual. Nesta semana, o prefeito Marcus Melo e o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, protocolaram o pedido durante encontro com o secretário estadual José Henrique Germann, em São Paulo.