PESQUISA DE LICITAÇÕES E SUA EFICÁCIA

O planejamento é etapa fundamental para ser bem sucedido em qualquer atividade, essencialmente no que diz respeito as licitações. Cada fase do processo licitatório requer análise. Levantamentos de dados e isso só é possível por meio de pesquisa de licitações. Sendo essa uma etapa fundamental do sucesso no mercado de licitações. A pesquisa de licitações deve conter dados verídicos partidos de fontes confiáveis. Que disponibilizem dados atualizados e que sejam referência no assunto. Caso contrário o resultado do processo licitatório não será efetivo nem benéfico para sua empresa.

Quando se fala de pesquisa de mercado voltada para o ramo de licitação, percebemos um erro comum de estratégia, utilizada por muitos candidatos. Nesse contexto, o que normalmente acontece é a apropriação de análises feitas por outros participantes a uma proposta de licitação atual. As licitações se atualizam constantemente, sendo assim as pesquisas de licitação devem ser atualizadas também. Fazer novas análises do mercado, análises dos tipos de empenho , novas análises dos dados de editais etc. As pesquisas de licitação precisam ser detalhadas e muito estudadas, pois elas são a fonte do sucesso de uma proposta de licitação.

Acompanhe este artigo e entenda como fazer uma pesquisa de licitações, efetiva para o seu segmento de negócio!

Serviços Eficazes para a Pesquisa de Licitações

Acompanhar as novidades do mercado de licitação não é tarefa fácil, principalmente pelo fato de que novas licitações surgem todos os dias. Assim é necessário analisar quais dos tipos de empenho, se aplicam a nova modalidade licitatória. Sendo assim os dados de um processo licitatório, como informações do edital, documentação, habilitação, atualizam-se em conjunto ao surgimento das licitações. Mas como fazer para acompanhar todas as informações do mercado licitatório?

Um licitante não consegue acompanhar todas as licitações que estão em andamento, logo não consegue sozinho fazer análise de todas as oportunidades de licitação benéficas para o seu segmento de negócio.

Pensando nisso a RHS, disponibiliza os melhores serviços, capazes de facilitar o processo de Pesquisa de Licitações. São eles:

Net Licitação

O Net Licitação é um serviço licitatório responsável em divulgar todas as informações relacionadas a avisos e editais de licitações, filtrados de acordo com o tipo de negócio do participante, ou seja, todas as informações necessárias disponíveis para o licitante.

Net Resultado

O Net Resultado é capaz de acompanhar os resultados das licitações que já ocorreram ou que estão em andamento, trazendo maior informação ao participante que deseja participar de um processo licitatório.

Net Plus

O serviço de licitação Net Plus é capaz de armazenar os dados gerais das diversas licitações em andamento, filtrando as possibilidades mais eficientes, para determinado segmento de atuação. Além de que ele traz dados detalhados de cada processo de licitação.

Net BI

O serviço de licitação Net BI, trabalha armazenando as palavras chaves divulgadas pelo governo, fazendo filtro das principais entre elas. Esse serviço permite melhor acompanhamento da concorrência, governo, produtos e diversos outros indicadores importantes do processo licitatório.

RDM

O serviço de licitação RDM, possibilita filtragem detalhada de todos os resultados de processos licitatórios, tornando mais rápido e assertivo o planejamento de uma proposta de licitação.

 

Como fazer uma Pesquisa de Licitações?

PESQUISA DE LICITAÇÕES : LICITAÇÕES

Neste tópico separamos algumas dicas para você que está iniciando no universo licitatório. Logo, todo interessado nas propostas de licitação, deve estar inteirado de como o mercado licitatório funciona e qual é a melhor estratégia a se usar para ter sua proposta selecionada pela Administração Pública.  Abaixo separamos as dicas principais para licitantes iniciantes:

Analise seu mercado

 O seu mercado de atuação deve ser analisado. Não só para participação em licitações, mas para o dia-a-dia de uma organização. Todo gestor de empresa deve estar por dentro das mudanças, atualizações, condições, leis. Sejam elas voltadas para a regulamentação da empresa ou para regulamentação trabalhista dos funcionários, entender como o seu público está se comportando e respondendo as mudanças do mercado. Quais são as novas tendências etc. Analisar o mercado possibilita domínio sobre “seu território de atuação”. Isso faz toda diferença  no andamento do processo licitatório. Afinal quando  se sabe como, onde e com quem se está trabalhando, a definição do planejamento estratégico se torna “mais fácil” e mais positiva para a empresa.

– Faça uma Pesquisa de Preço

É importante e obrigatório que o licitante antes de iniciar sua participação no processo licitatório. Analise se os recursos que ele possui são suficientes para os procedimentos públicos. Isso porque um dos critérios utilizados pela Administração Pública para a escolha da proposta vencedora. É a capacidade de recursos financeiros que o indivíduo possui para cumprir com suas responsabilidades financeiras.  Além disso, a parte de pesquisa de preços, também é importante para estabelecer o valor da sua proposta. Neste caso o indivíduo deve ter conhecimento da média de valores, estabelecida no edital de licitações. Assim poderá estabelecer um valor de proposta coerente ao processo. Lembrando que em alguns casos, participantes que estipulam valores muito baixos para sua proposta. São desclassificados pelo motivo de incoerência de valor, segundo o edital. Vale fazer uma análise dos tipos de empenho e quais deles melhor se aplicam a sua proposta de licitação.

Analise a Documentação

Sem dúvida essa análise tem grande importância em todo o processo. O processo de licitação tem algumas etapas a serem seguidas, como por exemplo, a divulgação do edital de licitações. O fato é que o edital de licitações possui informações importantes sobre a documentação necessária para participação do licitante no processo. Essas informações não estão exibidas por conveniência e sim por obrigatoriedade. Isto é, um dos critérios utilizados pela Administração Pública na fase de julgamento. Consiste  na regulamentação dos documentos do participante segundo as exigências do edital (como por exemplo o documento de atestado de capacidade técnica profissional pessoa física). Por falta de atenção de grande parte dos licitantes as exigências do edital, muitos candidatos são eliminados nessa fase do procedimento licitatório.

Isso também serve para a comprovação de habilitação jurídica e técnica do participante. Onde o mesmo prova que é habilitado judicialmente para participar do procedimento e que possui capacidade técnica necessária para o processo.

– Comprovação Financeira e Fiscal

Essa comprovação está relacionada a existência do balanço patrimonial e provas concretas de que a empresa está regulamentada dentro das condições exigidas por lei (como cadastro CNPJ, cadastro de Contribuintes, Certidão Negativa de Débitos, Tributos e Contribuições Federais e Certificado de Regularidade do FGTS).

– Análise do Edital de Licitações

Como dito anteriormente, analisar o Edital de Licitações é uma das etapas mais importantes de todo o processo de pesquisa de licitações. Nesse importante portal, o participante tem acesso as exigências, condições, informações e atualizações sobre o processo. Algumas das informações que o participante pode encontrar no Edital, são por exemplo: prazo da obra. Prazo de entrega dos contratos, qual penalidade por atraso da obra e prêmio por antecipar a obra. Critérios para medição, critérios para pagamentos e reajustes em preços, qual regime de preços imposto. Horários de trabalho, critérios pra participar do processo, habilitação técnica necessária, seguros necessários e quais facilidades do processo estão disponíveis.

Depois de fazer todas essas análises e pesquisas, o participante pode começar a preparar sua proposta de licitação. Passando por todas as etapas citadas acima, a proposta de maior interesse é selecionada, o licitante recompensado, o serviço prestado ou bem vendido aos órgãos públicos.

O participante que se dispõe a participar desse tipo de procedimento público não pode descartar em nenhuma das etapas da fase de pesquisas e análises licitatórias. Mais do que para simplesmente conhecer o processo. As pesquisas de licitações e análises do processo. Servem para que o participante possa avançar nas etapas do procedimento. Em alguns casos utilizar a mesma metodologia de atuação de licitantes vencedores de outras licitações. Pode não servir para seu processo de licitação atual, isso por dois motivos. O primeiro deles está relacionado a distinção dos tipos de negócio. Pois mesmo que os segmentos e nichos sejam os mesmos, sempre existirá alguma característica distinta determinante. E o segundo está relacionado as mudanças contínuas nos processos licitatórios. O que significa que os procedimentos utilizados em um processo licitatório podem ser diferentes dos exigidos no processo que você está participando.

Veja Também:

Procuração tem validade

 

 

 

 

 

 

 

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!