Durante o 5° Seminário Internacional de Compras Governamentais na América Latina, será lançada a cartilha “Como vender para o governo de Minas Gerais”, elaborada pelo Sebrae-MG. Na cartilha, serão encontradas orientações sobre os processos licitatórios, documentação necessária e procedimentos para participar das licitações.
De acordo com o consultor de Relações Públicas do Sebrae-MG, Jefferson Ney Amaral, o pregão eletrônico é um bom instrumento para que micro e pequenas empresas participem das compras do governo. Atualmente, a participação é relativamente pequena, por falta de informação ou por desconhecimento da forma de participar e como se cadastrar.
Amaral afirma que compras de até R$ 8 mil são um grande filão para micro e pequenas empresas, em segmentos como papelaria, hortifrutis e serviços de reparação de veículos, por exemplo.
A cartilha, ele acrescenta, é simples, pedagógica, uma espécie de bê-a-bá, com linguagem acessível. A princípio, serão cinco mil exemplares, dos quais um pequeno lote estará pronto no lançamento, durante o seminário. Essas cartilhas serão distribuídas para federações, CDLs, sindicatos, cooperativas, associações comerciais e entidades de classe, que se encarregarão da distribuição, além da orientação aos seus associados.
A principal aquisição do governo, através do pregão eletrônico, serão serviços especializados na área médica. Este ano, até agosto, as compras do governo na área somaram mais de R$ 8,6 milhões.
A abertura do seminário terá a presença do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, do Governador Aécio Neves e do Prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. Participam do evento, entre outros, o Secretário de Planejamento do Estado de São Paulo, Martus Tavares, o Secretário de Planejamento e o Secretário de Defesa Social de Minas Gerais, Antônio Anastasia, João Veiga Malta, Procurement Specialist do Inter-American Development Bank (BID) e Felipe Goya, chefe de Política e Contratação do Chile Compra.