05 de Junho de 2018
Com estimativa de início das obras neste mês, a concorrência para definir a empresa que vai revitalizar o principal acesso ao Monte Serrat está na etapa final. A intervenção na escadaria, que possui 402 degraus divididos em 14 nichos, visa garantir mais conforto e segurança aos moradores e visitantes. E também solucionar problemas de drenagem de águas pluviais.
A obra prevê a implantação de uma escada hidráulica ao longo da Escadaria Monsenhor Moreira, começando no alto do morro, nicho 3, descendo até a base do monte. O mecanismo serve para diminuir a velocidade da descida da água de chuva durante o escoamento, evitando erosões.
A revitalização inclui ainda refazer o concreto e o asfalto da escadaria e substituir a iluminação atual por tecnologia de LED, em toda sua extensão. A Teto Construtora foi a primeira classificada na licitação, apresentando o menor preço, R$ 1.215.991,08. O prazo de execução dos serviços é de nove meses. A obra será realizada com recursos do governo do Estado, por meio do Dadetur.
Estabilização
Durante o desenvolvimento do projeto de revitalização da escadaria do Monte Serrat foram detectados pontos que necessitam ser estabilizados, antes de qualquer intervenção. O estudo servirá para planejar intervenções e propor a forma mais segura, com o menor custo possível, para implantar uma solução de contenção efetiva e definitiva.
Paralelamente, está em fase de tomada de preços a contratação de empresa para elaborar projeto de análise do comportamento do solo e das rochas, com valor estimado de R$ 445 mil. O estudo servirá para definir ações necessárias para estabilizar a encosta na qual a escadaria está inserida, e que vem sofrendo, ao longo dos anos, pequenas e custosas intervenções para conter seus escorregamentos.
Fonte: Diário do Litoral