Iguatu. Está previsto para o próximo dia 28 a licitação para a escolha da empresa que vai construir a primeira etapa do projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Nesta primeira fase, serão investidos R$ 1,6 bilhão e os serviços terão 150km de extensão. O CAC é um projeto complexo e considerado a maior obra de infraestrutura hídrica do Estado, que pretende levar água para 93% do Estado por meio de canais, túneis e leito natural.
A data de licitação do CAC estava prevista para janeiro passado e depois para o início deste mês. Porém, foi adiada para aperfeiçoar o processo licitatório e atender as construtoras que solicitaram prazo para elaborar as propostas técnicas e orçamentárias. “Muitas empresas pediram para adiar a licitação, tendo em vista o feriado do fim de ano e depois o Carnaval”, explicou a coordenadora de Célula de Acompanhamento de Licitação da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Lúcia Setúbal. “Houve também atraso na circulação do Diário Oficial do Estado”.
Vencidas as questões técnicas, legais e burocráticas, o ritmo de trabalho na SRH permanece intenso tendo em vista a complexidade do projeto. Os técnicos trabalham a portas fechadas, e as reuniões seguem diariamente. “Se tudo ocorrer dentro dos prazos normais, a construção da obra está prevista para começar em junho próximo”, disse a coordenadora de Infraestrutura da SRH, Mônica Holanda. A primeira etapa foi dividida em cinco lotes, conforme o projeto.