Prefeito recebe projeto da universalização do esgoto em Lucas do Rio Verde

O projeto foi elaborado de acordo com o Plano Diretor e foi desenvolvido para atender a demanda para os próximos 35 anos

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebeu o projeto que prevê a universalização do esgoto sanitário no município. O projeto foi entregue pelo engenheiro sanitarista e diretor da Ema Engenharia Ambiental, Everaldo Prado, ao prefeito em exercício Miguel Vaz e ao diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Juliano Manzeppi.

 

O prefeito ressaltou que o projeto é essencial para buscar recursos para execução da obra, para isso, o município já encaminhou ao Ministério das Cidades e agora está aguardando a aprovação do projeto e o valor de recursos que o Governo Federal vai disponibilizar, caso seja necessário, a administração vai buscar os valores complementares com instituições financeiras para completar a obra.

 

“O saneamento é fundamental, com esse projeto que prevê a universalização vamos eliminar todas as fossas sépticas e isso trará muitos benefícios à sociedade, como reduzir algumas doenças, assim a população vai ganhar muito em saúde e consequentemente o município vai economizar com gastos nessa área”, enfatizou Vaz.

 

De acordo com diretor da empresa, o trabalho de elaboração do projeto consistiu em coleta de dados preliminares e após a parte de engenharia, todo o processo demorou seis meses para ser concluído. O projeto tem 33 volumes e foi desenvolvido de acordo com o Plano Diretor e prevê atender uma população de até 200 mil habitantes, prevista para daqui 35 anos.

 

O projeto compõe a instalação de cerca de 120 quilômetros de rede coletora, com cinco estações elevatórias e duas estações de tratamento de esgoto. Após a licitação da empresa que executará a obra, o prazo de construção é cerca de 30 meses. Atualmente, Lucas do Rio Verde tem 30% da rede de esgoto sanitário instalada. Os outros 70% serão completados com esse projeto.

 

(Fonte: MT Agora)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!