Onde consultar situação do SICAF?

Sicaf

 O que é o SICAF?

A sigla SICAF significa Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. É um sistema que faz o cadastramento de fornecedores – sejam eles de materiais ou de serviços-, para órgãos da Administração Pública, no setor do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG). Quando inscrito no SICAF, o fornecedor será também cadastrado no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).

 

SICAF 100% Digital

Ele  funciona somente no meio digital. A participação nas compras governamentais foi simplificada e o cadastramento dos dados deve ser feitos pelo próprio fornecedor na plataforma . As unidades que antes faziam o cadastro não existem mais e foram substituídas por recursos digitais.

 

Conceitos – 3 passos

 

  • Certificado Digital: O certificado digital é a identidade virtual do fornecedor, que identifica o autor das transações;

 

 

  • Credenciamento: Permite a participação dos interessados no Pregão, Cotação e RDC eletrônicos.

 

Como se cadastrar

Vinculado ao site ComprasNet , o registro do SICAF deve ser feito pelo lá. O fornecedor deve entrar em Acesso Livre e escolher a opção SICAF, logo em seguida, será redirecionado à página do sistema.

 

Vantagens

Fazer parte de licitações públicas exige uma documentação minuciosa e cadastros em dia. É um processo bastante complexo.

Fazer o cadastro antecipadamente evita futuros transtornos. É essencial estar com a documentação completa e atualizada para participar certame pois os editais demandam uma documentação específica e com detalhes. Além disso, o cadastro no SICAF pode trazer alguns benefícios:

  1. Rapidez na atualização dos dados cadastrais das empresas fornecedoras;
  2. Seleção de fornecedores, tendo como base a linha de fornecimento de material e serviço;
  3. Diminuição de tempo e valor de manutenção do cadastro da empresa ao Governo Federal.

 

Onde posso fazer uma Consulta Situação SICAF? É possível consultar a Situação do Fornecedor de outra empresa?

A Consulta Situação  é um serviço que pode ser incluído no menu serviços aos fornecedores, após o cadastramento no comprasnet, bastando que o administrador do Logan faça o login pelo acesso seguro, ir ao menu serviços aos assinantes, opção

Cada empresa deve possuir um cadastro, inclusive as filiais, cada cadastro pode ter até 5 logins e cada login consulta apenas a situação da sua própria empresa.

VEJA TAMBÉM:https://licitacao.com.br/index.php/servicos/

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!