COMPRAS SUSTENTÁVEIS
O secretário-adjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), José Renato Corrêa de Lima, ministra no início da tarde uma palestra sobre compras sustentáveis e a participação das MPEs nesse processo.
Recentemente, o Ministério do Planejamento (MP) publicou norma com as regras para os órgãos públicos elaborarem os seus Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS). Os PLS serão ferramentas para permitir implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos. Estes devem conter, por exemplo, a atualização do inventário de bens e materiais do órgão e a identificação de similares de menor impacto ambiental para a sua substituição.
De acordo com Lima, os PLS irão ampliar a participação do setor nas compras públicas. “A adoção dos planos pelos órgãos vai abrir uma grande oportunidade de negócios para as MPEs, principalmente para aquelas que produzem e oferecem itens dentro do conceito de logística sustentável”, complementa.
A norma tem validade para as entidades da administração pública federal direta, autárquica, fundacional e também para as empresas estatais dependentes, conforme o determinado no Decreto nº 7.746, de junho deste ano.
ORIENTAÇÃO
Técnicos da secretaria estão no evento para informar como os empresários do setor podem se tornar fornecedores do governo federal. Além disso, a SLTI irá apresentar ações de compras sustentáveis, governo eletrônico, transferências voluntárias, software público e dados abertos no Fomenta Nacional.
O encontro é uma parceria do MP com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional).
(Fonte: Governo Eletrônico)