Está circulando no Diário Oficial desta terça-feira, 21.01, o aviso de licitação para as empresas interessadas nas obras de construção do Hospital Regional de Porto Alegre do Norte, região Araguaia. Conforme publicação, o edital com as especificações da unidade estará disponível para consulta a partir do dia 28 de janeiro, na sede da Secretaria de Estado de Saúde/SES, em Cuiabá.
No dia 20 de dezembro, o deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) entregou pessoalmente à Comissão de Licitações da SES os projetos para elaboração do edital. A Secretaria de Estado de Cidades (SECID) trabalhava desde abril a revisão e analise dos projetos. Com o recebimento dos projetos, coube a SES a atualização orçamentária das planilhas referente aos projetos estruturais, elétrico, hidráulico, sanitário, lógico (telefonia e internet) e de combate e prevenção a incêndio.
Um grande ato está sendo programado pelo governador Silval Barbosa e deputado Baiano Filho para a próxima quinta-feira, 23.01, a partir das 9h30 em Porto Alegre do Norte. Na oportunidade, deputado e governador oficializarão ao prefeito Emival Gomes, vereadores e prefeitos de toda a região Araguaia sobre o lançamento das licitações e cronograma para início das obras.
A construção da unidade no Norte Araguaia é um compromisso de Silval Barbosa e Baiano Filho assumido com a região Norte Araguaia desde 2010. Em 2011, uma votação realizada entre os 13 prefeitos da região definiu Porto Alegre do Norte como a sede do hospital regional. A partir de então, o Governo do Estado passou a sondar possíveis interessados na formação de uma PPP (Parceria Público Privada) para construção da obra. Em 2012, o Estado chegou a lançar um edital para sondagem de empresas, mas não obteve êxito.
Preocupado, Baiano passou a demonstrar com insistência ao governador sobre a carência da região e a necessidade imediata do início das obras. Sensibilizado, Silval garantiu a Baiano a execução da obra com recursos próprios, e em abril, durante a 5ª Dinâmica de Empreendimentos de Porto Alegre, o governador assinou a autorização para a licitação do hospital. Desde então, Baiano assumiu a responsabilidade por acompanhar junto as Secretarias de Cidades (SECID) e de Saúde (SES) o andamento dos projetos e lançamento das licitações.
A unidade hospitalar está estimada em R$ 21 milhões e será dividida em quatro alas, com capacidade para 109 leitos e possibilidade de expansão para até 250 quartos.
(Fonte: O Documento)