O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete chegar ao fim deste ano com licitações em andamento para a manutenção e conservação de 37 mil quilômetros de rodovias federais.
Cerca de 31 mil quilômetros, com investimento previsto de quase R$ 17 bilhões, já tiveram editais lançados. Até o término de dezembro, as licitações concluídas ou em andamento vão somar R$ 20 bilhões, segundo o diretor-geral do Dnit, general Jorge Fraxe. Esses valores também envolvem contratos de adequação e duplicação das estradas.
Fraxe rebateu as críticas sobre a paralisação da autarquia desde o ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff promoveu uma “faxina” no Ministério dos Transportes, após uma avalanche de denúncias de corrupção que culminou em demissões em cascata na pasta. De acordo com o general, as licitações em curso representam uma “marca recorde” no Dnit.
“É natural que demorássemos esse tempo. Assumimos o Dnit em crise”, argumentou Fraxe, em entrevista coletiva, na sede do órgão. “Nenhum diretor passou para a gente o que estava fazendo. Encontramos as cadeiras vazias e precisamos recuperar todo o acervo de memória e de gestão.”
Ao apresentar um novo sistema eletrônico de medição das obras, que permitirá o acompanhamento em tempo real dos serviços medidos e pagos pelo Dnit, Fraxe apontou uma pilha de cadernos com quase dois metros de altura. Segundo ele, tratava-se de um único projeto de engenharia, o que ilustra a complexidade de tirar as obras do papel.
Por Daniel Rittner
(Fonte: Valor)