Expectativa no Vale do Itajaí e no Planalto Norte e em todas as principais cidades catarinenses que dependem da duplicação da BR-470 e da BR-280.
Aconteceram ontem, na sede do DNIT, em Florianópolis, as licitações para contratação das empreiteiras ou consórcios que executarão os dois últimos trechos das duas importantes estradas federais em Santa Catarina.
Pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) foram apresentados os concorrentes e suas propostas para a duplicação do lote 1 da BR-470, trecho entre Navegantes e a BR-101. E, também, o lote 1 da BR-280, entre São Francisco do Sul e a BR-101. A BR-280 tem três lotes. Os outros dois lotes já estão com a concorrência concluída. Está faltando a licença de instalação para que o governo assine os contratos.
A BR-470 tem uma situação mais complicada. A duplicação ali está mais atrasada, apesar de dois trechos contratados e com ordens de serviço recentemente emitidas pelo ministro dos Transportes. O lote 2, entre a BR-101 e Gaspar não teve nem licitação lançada pelo DNIT. A previsão é de que o edital saia em setembro.
O superintendente do DNIT em Santa Catarina, engenheiro João José dos Santos, faz questão de destacar o esforço dos servidores. Mesmo em greve nacional, eles cumprem decisão judicial de manter 50% das atividades sem interrupção. “E compreenderam que não é mais possível atrasar as licitações de obras rodoviárias a serem duplicadas no Estado”.
Sobre o trecho sul da BR-101, os prazos de conclusão de pavimentação continuam previstos para maio de 2015. Os dois túneis do Morro dos Cavalos dependem da Funai e do Ibama. Licitações? Só consultando um oráculo.
(Fonte: ClicRBS)