A Fundação Osvaldo Cruz dá mais um passo para sua instalação no Piauí. O projeto executivo está sendo finalizado para que seja iniciado o processo licitatório. Segundo o deputado Jesus Rodrigues Alves (PT), coordenador da bancada piauiense no Congresso, outras medidas estão sendo adotadas para a instalação.
A expectativa é que a licitação seja aberta em novembro. “A UFPI cedeu um terreno de 5 hectares na divisa com a avenida Kennedy, próximo ao Zoobotânico. O projeto está praticamente concluído. É necessário finalizar o projeto para fazermos a licitação”, explicou o deputado em entrevista ao Jornal do Piauí.
Ainda de acordo com Jesus Rodrigues, a Fiocruz é um centro de excelência em pesquisa, fabricação de vacinas e formação profissional. Além do Brasil, a instituição tem atuação na África e na Europa.
Para capacitar profissionais que trabalharão no núcleo a ser instalado no Estado, a Universidade Federal do Piauí está ofertando dois mestrados e um curso de nível técnico em estatística para medicina.
Embrapa
O deputado afirmou ainda a destinação de R$ 1 milhão para a Embrapa. A verba vai financiar pesquisas na área de biocombustíveis, usando vegetais como matéria prima. “O objetivo é pesquisar a produção de biocombustível a partir de batata, beterraba e outros vegetais para saber que tipo é mais viável”, disse.
Para o deputado, é preciso desmistificar a ideia de que o biocombustível oriundo de legumes e outros vegetais não seja tão eficiente quando o produzido em larga escala.
Por: Leilane Nunes
(Fonte: Cidade Verde)