Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) abrirá licitação no próximo dia 24 para contratação de empresas que executem serviços especializados de drenagem subaquática em 1.081m³ de sedimentos argilositosos nos canais de admissão aos poços de sucção dos sistema de captação de água do Rio Guamá.
O rio Guamá é o principal manancial do sistema de distribuição de água de Belém. Em uma de suas margens está situada a estação de captação do Rio Guamá, que possui oito bombas com capacidade de sucção de 9m³/s (nove mil litros de água por segundo) diariamente. Neste processo de captação há a interferência de material argiloso, que se acumula em torno das bombas localizadas nas comportas de captação do rio. O resíduo acaba sendo aspirado pelas bombas, comprometendo a durabilidade das mesmas, daí a necessidade de fazer a drenagem regularmente – a última delas ocorreu em 2011.
Lago Bolonha – A Cosanpa concluirá até o final de setembro a limpeza total do lago Bolonha, outro manancial que fornece água para o sistema de distribuição da cidade de Belém. Uma operação de limpeza que vem sendo feita há dois meses já conseguiu retirar da superfície do lago 90% das macrófitas (plantas aquáticas) presentes na superfície. O restante do trabalho será concluído até o final do mês.
(Fonte: Agencia Para)