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Consórcio VLT Carioca vence licitação

 

O Veículo Leve sobre Trilhos é um dos mais modernos meios de transporte do mundo, utilizado com sucesso em cidades como Barcelona, Berlim e Paris. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são movidos por energia embarcada. Há diversas tecnologias para o abastecimento energético, mas essa será a primeira vez em que serão combinadas em um sistema.

 

O projeto prevê seis linhas de bondes modernos que circularão no Centro e na Região Portuária, com 28 quilômetros de trilhos, 38 paradas e 4 estações. As composições serão refrigeradas e poderão transportar até 450 passageiros. Com velocidade média de 20 a 40 km por hora, o novo veículo levará de 10 a 30 mil passageiros por sentido e por hora, num tempo máximo de espera entre um trem e outro variando de 2,5 a 10 minutos, de acordo com a linha.

 

O VLT traz um conceito diferenciado, com um sistema limpo, eficiente e silencioso, evitando impactos negativos para a população e otimizando a circulação excessiva de linhas de ônibus pela área. Não haverá roletas ou catracas, nem trocador, e o bilhete será comprado no ponto de venda ou os usuários poderão utilizar o Bilhete Único Carioca pelo sistema de validação da passagem. O projeto contempla acessibilidade aos portadores de deficiência em todos os vagões.

 

As ruas da Região Portuária já começaram a ser preparadas para receber o novo tipo de transporte. Dentro do novo sistema de tráfego da Região Portuária está a construção da Via Expressa que, somada à criação de novas ruas e avenidas, permitirá a demolição total do elevado da Perimetral.

 

O trânsito que circula hoje pela Perimetral e pela Avenida Rodrigues Alves passará à nova Via Binário do Porto – que terá 3,5 km de extensão e cruzará toda a Região Portuária com três pistas em cada sentido e dois túneis – e à Rodrigues Alves, que será transformada em uma via expressa com pouco mais de 5 km. Além dessas vias, a mobilidade será complementada com a rede de VLT, o sistema de BRTs e as ciclovias, que vão integrar de forma capilar a malha viária.

 

A prefeitura planeja ainda a construção de dois bulevares: um onde hoje é a Avenida Rodrigues Alves – da Praça Mauá ao Armazém 7 – e outro na Avenida Rio Branco. Esses locais serão transformados em um enorme passeio público, com prioridade para o pedestre e para o sistema de VLT com o objetivo de melhorar as condições ambientais na cidade e foco na sustentabilidade.

 

– Nossa ideia é criar um sistema sem o trânsito caótico de hoje e ambientalmente melhor. O projeto que estamos licitando representa mais rapidez, menos custo e redução da poluição do ambiente, tanto sonora como do ar. Ao projetá-lo para a região, pensamos na demanda futura. Prevemos o adensamento da Região Portuária, com a instalação de novos empreendimentos comerciais e residenciais. Em 2030, a previsão é de que vivam ali mais de 120 mil pessoas, enquanto hoje temos 32 mil – disse Alberto Gomes Silva, presidente da Cdurp.

 

(Fonte: Prefeitura RJ)

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