Todos ganham
Para o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ao contrário da tese de que para um ganhar outro tem que perder, os resultados obtidos até agora com a aplicação da Lei comprovam que é possível que todos possam ganhar: empresários, governos e o País.
“Há estudos que mostram que o uso do poder de compra bem trabalhado traz ganho de produtividade e capacitação tecnológica”, disse Bruno Quick, explicando que “os países que têm boas práticas de uso do poder de compra colhem como resultado de 4% a 11% a mais de competitividade média nas empresas na comparação com os países que não têm política de uso do poder de compra”.
O gerente reforçou, porém, que não basta só a lei. É preciso colocá-la em prática. Isso requer, explica, além da conscientização dos gestores públicos para as devidas regulamentações os processos necessários à sua execução. “Além da lei, temos que racionalizar processos, a infranorma, os fluxos de compra”, lembrou.
O gerente também destacou a importância da capacitação dos envolvidos no processo para a preparação das micro e pequenas empresas para vender aos governos. “De nada adianta todo o trabalho, se a empresa não estiver preparada”, alertou. O objetivo da Fomenta, explicou, além de aproximar governo e empresários, é propiciar informações necessárias para que esses resultados aconteçam.
O encontro continua até sexta-feira (26) e, além de representantes de órgãos públicos, conta com a participação de empresários de todos os estados do País e do Distrito Federal. A partir das 14 horas, haverá painéis de oportunidades, em que integrantes de órgãos públicos explicarão potencialidades e oportunidades oferecidas ao segmento. Também haverá os encontros de oportunidades, em que os empresários tiram dúvidas diretamente com integrantes de governos.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 / 2107-9359 / www.agenciasebrae.com.br
Fomenta – www.fomenta.org.br
Por: Dilma Tavares
(Fonte: Agencia Sebrae)