04 de Abril de 2019.
Enfim uma luz no fim do túnel na obra de prolongamento da Via Expressa em Blumenau. O diretor de Transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Ivan Amaral, espera retomar os trabalhos no trecho entre a BR-470 e a Rua Guilherme Scharf até o final deste mês. Isso vale para a abertura e pavimentação da nova via e para o início da construção do viaduto que vai passar sobre a Guilherme Scharf.
O reinício será possível porque finalmente foi definida a empresa que vai fazer a coordenação, supervisão e controle da obra. O serviço ficará sob responsabilidade do Consórcio Supervisor EA, formado pelas empresas Engevix e Azimute.
Com essa definição, basta o governo do Estado assinar o contrato e a ordem de serviço com o consórcio para chamar as empresas responsáveis pelas obras. O prolongamento em si está sob responsabilidade da Cetenco. Já o viaduto será erguido pela Salver.
Histórico e obra
A obra começou em 2016 e está parada desde setembro de 2017. Inicialmente devido a um impasse nas medições do volume de pedras retiradas pela empresa para abrir a nova via. Em seguida o problema foi a falta de uma empresa para supervisionar os trabalhos.
O prolongamento da Via Expressa terá cerca de 15 quilômetros, da BR-470 até o pé da Serra da Vila Itoupava. O primeiro trecho em obra tem 1,8 quilômetro e nem um metro sequer foi concluído. Quando pronta, a nova via passará a ser a SC-108 e a Rua Pedro Zimmermann enfim deve ser municipalizada.