O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, abriu processo licitatório para realização de seis obras do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Cidades do Ceará II). Os trabalhos têm orçamento aproximado de R$ 15 milhões para intervenções em três praças e no Sítio histórico de Sobral, no Noroeste do Estado.
“Dentro do “Cidades do Ceará II”, esses foram os projetos que primeiro ficaram prontos, sem nenhuma pendência. Por isso são os primeiros a serem contemplados”, explica Rogério Leite, coordenador do programa. As licitações em curso objetivam a requalificação de três praças – Patrocínio, Duque de Caxias (Praça do Bosque) e Clodoveu Arruda (Praça do Amor). Também serão realizadas intervenções de readequação dos passeios e da pavimentação do Sítio Histórico, no Centro de Sobral.
CIDADES II – O Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais (Cidades do Ceará II) prevê investimentos de US$ 106,6 milhões, destinados a municípios das regiões do Vale do Jaguaribe e do Vale do Acaraú. Do montante, 70% serão investidos em obras de infraestrutura nas cidades polo. Outros 30% serão aplicados em melhorias na capacidade fiscal e institucional dos municípios. Os recursos são oriundos de empréstimo contraído no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – de U$ 66,6 milhões, somados aos U$ 40 milhões de contrapartida do governo estadual.
Segundo o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, o Programa pretende criar um modelo de gestão para gerenciar grandes ações nas regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, suscitando o desenvolvimento das prefeituras, e proporcionando o crescimento da economia da população. “Além de executar importantes ações de infraestrutura, nós também estamos preocupados em capacitar os municípios para lidar com a realidade que começa a se desenhar. Dessa forma, está previsto também o aperfeiçoamento da máquina pública”, acrescenta o secretário.
(Fonte: G1)