Servidores que atuam nos setores de compras de órgãos e entidades do Governo de Minas participam nesta segunda (18) e terça-feira (19), na Cidade Administrativa, de encontro de “Capacitação dos compradores de desenvolvimento do Governo de Minas no âmbito do Programa de Estímulo aos Pequenos Negócios”.
O curso está a cargo do Instituto de Compras Governamentais (ICG) e é resultado de convênio de cooperação entre o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e o Sebrae Nacional, com o objetivo de criar um ambiente favorável à maior participação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) nas compras governamentais. Minas é o terceiro estado a participar desta capacitação, já realizada com servidores dos governos do Rio Grande do Sul e do Pará.
Na abertura do encontro, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, que é também vice-presidente do Consad, destacou que o Governo de Minas, em função do volume de compras públicas que movimenta anualmente, tem um papel importante como indutor do desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas. “A participação dessas empresas nas compras do Governo de Minas vem crescendo nos últimos anos. As compras governamentais em Minas Gerais neste ano já superaram a média e totalizaram cerca de R$ 5,7 bilhões entre janeiro e outubro de 2013. Desse valor, R$ 562 milhões foram gastos nas compras realizadas entre o governo estadual e Micro e Pequenas Empresas (MPEs), um aumento de 48% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando essas compras somaram R$ 378 milhões”, afirmou.
Renata Vilhena falou aos participantes, também, da importância da capacitação no desenvolvimento das competências necessárias para a criação de um ambiente favorável à participação das micro e pequenas empresas e que os participantes serão também multiplicadores desta ação.
O diretor da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio da Seplag, Jean Mattos Duarte, explica que o convênio de cooperação entre o Consad e o Sebrae nacional resultou na execução de um projeto-piloto que vem sendo desenvolvido em Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Pará e no Distrito Federal.
Além da capacitação, esse projeto inclui um diagnóstico sobre a participação das MPEs nas compras governamentais dos estados e um prêmio que vai avaliar e certificar casos de estímulo a compras governamentais dos pequenos negócios. “Além disso temos também o compartilhamento de boas práticas nesta área”, disse.
(Fonte: CBN Foz)