Inicialmente, 39 veículos atendem linhas da Estrutural; empresa fará a bacia 5.
Companhia informou que vai colocar novos ônibus a cada duas semanas.
Começaram a circular na manhã desta sexta-feira (28) os primeiros 39 novos ônibus do transporte público do Distrito Federal. Os veículos fazem parte da frota da empresa São José, que inicia o atendimento às linhas da Estrutural. O primeiro ônibus deixou a garagem da empresa às 5h.
Os novos veículos substituem os ônibus das empresas Viplan e Planeta, que deixaram de operar à meia-noite desta quinta. Ao todo, 12 linhas estão recebendo os novos ônibus. A Secretaria de Transportes informou que, por enquanto, os itinerários e horários serão os mesmos.
Uma solenidade para a entrega dos novos ônibus estava prevista para as 6h30 desta sexta, no terminal de ônibus da Estrutural. O governador Agnelo Queiroz confirmou participação no evento.
A companhia São José informou que 20 novos ônibus vão entrar em circulação a cada duas semanas. Ao todo, a empresa terá uma frota com 576 veículos, que vai atender a bacia 5, nas regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga 2.
Os novos veículos são equipados com piso antiderrapante, câmeras de segurança, lixeiras, computador de bordo e sistema GPS. Devido à nova tecnologia, os motoristas da companhia receberam treinamento.
“Tem um sistema que monitora melhor o jeito de fazer as curvas, se é brusca, se é leve. Então, isso aí é monitorado e passa mais segurança para os passageiros”, afirma o motorista Delvanor Paz. A próxima empresa a operar no novo transporte público do DF é a Pioneira. A partir de julho, a companhia começa a atuar na bacia 2 , nas regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way. A empresa terá uma frota de 640 ônibus.
Integração e tarifa
A Secretaria de Transportes do DF diz que os validadores dos novos ônibus só serão interligados entre os veículos que entram em operação nesta sexta e o Metrô-DF. Não será possível fazer integração com os ônibus antigos. O GDF informou que 27 mil passageiros utilizam as linhas da Cidade Estrutural todos os dias.
O secretário de Transportes, José Walter Vazquez, informou que não haverá reajuste no preço da passagem por causa da entrada em operação dos novos ônibus. “O Distrito Federal, que já teve a maior tarifa do Brasil, hoje já tem a menor tarifa do Brasil. Nós temos uma tarifa de R$ 1,50, que nenhuma outra cidade grande tem. Então, as tarifas ficam mantidas”, disse.
(Fonte: G1)