25 de Julho de 2018
A Delegacia de Repressão a Defraudações Públicas da Polícia Civil do Pará realizou nesta quarta-feira (25) uma operação contra empresários e servidores da Prefeitura de Marituba, na região metropolitana de Belém. Eles são suspeitos de fraudar licitações no município. Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão.
Entre os presos estão seis servidores da prefeitura e seis sócios da empresa. Um dos presos é a secretária de finanças e administração de Marituba, que é filha do dono da empresa investigada.
Segundo as investigações, o grupo fraudava contratos para manutenção e instalação de iluminação pública. As empresas do certame eram desabilitadas sem justificativa para direcionar a licitação para uma única empresa vencedora.
O contrato previsto era no valor de R$ 400 mil e teve ainda um aditivo para triplicar esse valor. Entre 2014 e 2017, a empresa recebeu mais de R$ 8 milhões para o serviço, sendo que várias ruas do município não têm luz pública.
Além de fraudar a licitação, há suspeita de superfaturamento. De acordo com a polícia, no contrato seriam postes de 11 metros de altura e foram entregues postes de 7 metros.
A reportagem solicitou um posicionamento da prefeitura e aguarda uma resposta.
Fonte: G1