A estrutura da BR-432 tem sido alvo de muitas reclamações de agricultores. Há cerca de duas semanas a cabeceira de uma das pontes localizadas na rodovia cedeu, na região do Rio Itã, em Caracaraí. Moradores da área alegaram que o problema foi devido ao peso dos caminhões que transportam madeira e, no último dia 23, queimaram uma das pontes em protesto.
No entanto, segundo o presidente da Associação de Madeira e Indústria de Roraima, Oneber de Magalhães, o peso dos veículos obedece os parâmetros exigidos. “Os nossos caminhões têm capacidade para transitar. Procuramos adequar de forma correta todo o transporte de madeiras. Além disso, nós somos parceiros de fiscalizações”, afirma.
Magalhães alega que os problemas são causados pela falta de investimentos nas pontes da região. Ainda segundo o presidente da Associação de Madeira, as pontes estão em estado precário e o Governo não toma providências para resolver.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que já foi feita licitação para contratação de uma empresa que fará a conservação da BR-432, da vila Novo paraiso até a vila Santa Rita.
Estão previstos serviços de piçarra, construção de bueiros e recuperação das pontes. Mas para começar a obra, ainda falta assinar a ordem de serviço que, segundo o Dnit, tem de seguir questões burocráticas.
Por: Marcelo Marques
(Fonte: G1)