Cooperafa comercializa 35 toneladas de mel para merenda escolar do noroeste fluminense
A Cooperativa Regional de Agricultura Familiar (Cooperafa), de Porciúncula, no Noroeste Fluminense, representa o Estado do Rio de Janeiro no 7° Seminário Internacional de Compras Governamentais, que acontece até esta terça-feira (19) no Rio de Janeiro.
O presidente da Cooperafa, Jean Samel, contará a trajetória da cooperativa que tem empresários familiares do setor de agronegócios. A cooperativa se consolidou como caso de sucesso, resultando nas vendas para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de mais de 40 toneladas de alimentos (35 toneladas somente de mel), utilizados na merenda escolar do Noroeste Fluminense, dentro do programa Fome Zero, do governo federal. A iniciativa é resultado do Projeto de Apicultura, desenvolvido pelo Sebrae fluminense na Região Noroeste do Estado, que já envolve 145 apicultores da Cooperafa.
Aberto nesta segunda-feira (18), no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o evento reúne especialistas do Brasil e de outros países como Estados Unidos, Peru e Paraguai. Em pauta, temas como as experiências internacionais de inclusão das micro e pequenas empresas nas compras governamentais, regras de licitação, compras on line e parcerias entre o setor público e privado.
O seminário é promovido pelo Instituto de Compras Governamentais (ICG), em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Baeto Cita, como apera de gave de Federal meno (BID), Organização dos Estados Americanos (OEA), Universidade de Miami e International Law Institute (ILI).