06 de Março de 2018
Recursos de duas empresas travaram temporariamente o andamento da licitação da Prefeitura de Santo André para contratação de operadora de plano de saúde aos servidores ativos e inativos do Paço, além de dependentes.
Um dos últimos passos do processo licitatório aconteceu no dia 7 de fevereiro, quando a GreenLine ofereceu a melhor proposta dentre as concorrentes. Pelas regras, se não houvesse contestação, ela seria declarada oficialmente vencedora do certame cinco dias depois e iria iniciar o atendimento aos 27 mil beneficiários (entre funcionários da ativa, aposentados e dependentes).
As empresas NotreDame-Intermédica e Biovida Saúde entraram com recursos, contestando a vitória da GreenLine. Após prazos de acusação e defesa das partes envolvidas, o caso foi para as mãos da equipe que conduz a licitação, gerida pelo IPSA (Instituto de Previdência de Santo André).
“Desde o dia 23 o processo está sob análise do pregoeiro e sua equipe, com a finalidade de examinar minuciosamente os recursos das empresas licitantes e, após esta complexa análise, que ainda passará por alguns dias, o resultado será divulgado”, informou o Paço, sem revelar datas. “Em breve haverá uma decisão acerca dos recursos dos licitantes, sendo assim nenhuma empresa foi homologada até o presente momento.”
Somente o anúncio da GreenLine como empresa que ofereceu a melhor proposta causou apreensão e repercussão negativa entre os servidores, a ponto de o Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de Santo André encaminhar nota contestando a contratação da empresa.
A GreenLine já foi acusada de utilizar documentos falsos em licitação aberta pelo IPSA, em 2016. A companhia acabou eliminada do processo, vencido pela Intermédica, para a prestação dos serviços de Saúde aos servidores pelo período de um ano. O caso foi mostrado pelo Diário no ano passado.
O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), tem dito que o processo licitatório é conduzido da maneira correta e que eventuais críticas à GreenLine só podem ser feitas se ela vencer de fato a concorrência e iniciar a operação no município.
Fonte: Diário do Grande ABC