Catálogo especifica 60 mil itens de produtos e serviços
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, entregou ontem, à diretora-adjunta nacional do Patrimônio Público de Moçambique, Albertina Fruquia, CD com a base de dados do catálogo de bens e serviços do Governo mineiro. A entrega ocorreu durante o 12ª Seminário Internacional de Compras Governamentais, na programação do V Fomenta – Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, promovido pelo Sebrae nesta semana, no Minascentro, em Belo Horizonte.
O repasse da base de dados de bens e serviços constitui a primeira ação prática resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado, no final de outubro, pelo Governo de Minas com o Governo de Moçambique.
ITENS – O catálogo de bens e serviços de Minas possui especificação de cerca de 60 mil itens de compra, abrangendo todo o leque de aquisições do Estado para atender às diversas áreas da administração pública. O Governo de Moçambique pretende utilizar a base de informações de Minas para a implantação do seu sistema de compras já a partir de janeiro próximo.
A secretária Renata Vilhena ressaltou na ocasião que, por meio das compras, é possível implementar as diversas políticas públicas de atendimento à sociedade. Ela destacou as dificuldades e a complexidade das compras governamentais ponderando que, nesse sentido, “a especificação técnica dos bens e serviços definidas no catálogo são a garantia para a aquisição de bons produtos a bons preços”. Renata Vilhena ressaltou ainda que a cooperação com Moçambique trará a Minas bom aprendizado com as experiências daquele país.
A representante do Governo de Moçambique, Albertina Fruquia, agradeceu o repasse do banco de dados e ressaltou a abertura que o Governo mineiro vem demonstrando, desde o início, para colaborar e participar dos desafios do seu país.