RHS Licitações

Exigência no Edital: Serviços de Engenharia

Um edital está exigindo que para participar da licitação de serviços de engenharia que o licitante faça um depósito 1% do valor da Obra na conta da Prefeitura e apresente no seu quadro de funcionários um engenheiro de segurança do trabalho. Estão corretas essas exigências?

A apresentação de garantia tem previsão legal, e, no caso, 1% do valor total em princípio não parece ser abusivo. Mas o órgão poderia aceitar outras formas de garantia (carta-fiança ou seguro, por exemplo), não apenas o depósito.

 

Quanto às exigências relativas à obra (engenheiro civil, engenheiro de segurança) não parece haver abusividade, desde que esteja previstas nas normas técnicas aplicáveis. Recomendamos, se for o caso, verificar primeiro junto ao CREA da região onde será realizada a obra; em caso negativo, aí sim impugnar o edital.

 

(Colaborou Paulo Almeida, advogado especializado em licitações publicas e consultor jurídico da RHS LICITAÇÕES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XAo utilizar este site, você concorda com o tratamento dos seus dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Entendemos e respeitamos a sua privacidade e estamos comprometidos em proteger as informações pessoais que você fornece. Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.