A Prefeitura de Cuiabá irá realizar, nos dias 6 e 10 de março, as licitações para contratação das empresas que serão responsáveis pela construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), nos bairros Jardim Leblon (Região Leste) e Cidade Alta (Região Oeste), respectivamente.
Conforme o MidiaNews antecipou no início deste mês, a expectativa do Município é de que até maio de 2015 a Capital conte com quatro UPAs em funcionamento, todas de porte III e com capacidade para atender cerca de 450 pessoas por dia, em uma região de até 250 mil habitantes.
Atualmente, apenas a UPA da Morada do Ouro (Região Norte) está funcionando, registrando o atendimento de aproximadamente 600 pessoas por dia, sendo que muitos pacientes são de municípios vizinhos da Capital. A superlotação e a demora no atendimento tem gerado reclamação por parte da população que já precisou utilizar o serviço
Na região Oeste da Capital, a UPA será construída junto à atual Policlínica do Verdão, que deverá ser transformada em um Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Já na região Leste, a unidade deverá ser construída no início da Avenida Jornalista Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), no Jardim Leblon.
Cada unidade deverá custar aproximadamente R$ 4 milhões aos cofres públicos para ser construída, dos quais R$ 2,6 milhões são provenientes do Ministério da Saúde e o restante é contrapartida do Município.
Em todo o Estado, o Ministério da Saúde prevê a construção de 18 UPAs, dos mais variados portes.
(Fonte: Midia News)