o Prodetur irá investir mais de R$ 6 milhões nos dois distritos.
Foi homologada na sexta-feira (7), a licitação para recuperação das praças Levy Aires Brust, Carlos Marchon, e Praça do Lago, em Lumiar, e da Praça João Heringer, em São Pedro da Serra, distritos de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Também será realizada a revitalização de vias públicas nesses locais.
O contrato para início das obras deve ser assinado no início de março, com prazo de execução de 10 meses. Os recursos, na ordem de R$ 6,1 milhões, são do Programa de Desenvolvimento ao Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Prodetur-RJ), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério do Turismo (MTur) e o Governo do Estado.
“O Prodetur é o maior programa de desenvolvimento e qualificação de destinos turísticos até agora implantado no Estado. O propósito é preparar esses lugares para receber cada vez melhor os turistas nacionais e internacionais que buscam as belezas fluminenses. Não tenho dúvida de que o Rio de Janeiro será um dos principais, senão o principal destino de quem virá assistir aos jogos da Copa do Mundo”, afirmou o vice-governador, Luiz Fernando Pezão.
O objetivo das intervenções é valorizar os locais para atrair mais visitantes e estimular a economia local. Em São Pedro da Serra, a Praça João Heringer vai ganhar um novo chafariz e outros itens também serão restaurados. Em Lumiar, além da recuperação das três praças, serão remodelados o sistema de drenagem, o mobiliário urbano e a iluminação pública local.
Distritos
Lumiar e São Pedro da Serra contam com uma população fixa de 3 mil habitantes, e grande população flutuante nos finais de semana e férias, devido às suas belezas naturais. Situam-se a cerca de 34 km do Centro de Nova Friburgo e aproximadamente 170 km da capital.
Prodetur
Com custo total de 187 milhões de dólares, o Prodetur-RJ deve investir em 23 municípios do estado do Rio, divididos em dois polos (Litoral e Serra), a um raio de até três horas (através de transporte rodoviário) ou cerca de 250 km da capital. O objetivo do programa é potencializar a sustentabilidade da atividade turística, apoiando a recuperação e a adequação da infraestrutura e dos equipamentos desses destinos turísticos.
(Fonte: G1)