O relatório geral de licitações, referente ao ano de 2013, que foi apresentado pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) aponta que a Prefeitura de Teresina conseguiu gerar uma economia de R$ 28.159.158,58 para os cofres públicos, com um total de 196 licitações concluídas.
Entre as modalidades ganhou destaque o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que pode ser empregado hoje em todos os empreendimentos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).O pregão presencial foi a modalidade com o maior número de licitações realizadas, com 87 conclusões e uma média de três dias por licitação, seguido pela modalidade tomada de preço com 47 realizações e uma média de seis dias por licitação. A Comissão de Compras e Serviços obteve a maior economia anual atingindo a meta de R$ 19.983.046,92, com 107 licitações concluídas.
Para 2014, o secretário municipal de Administração, Charlles Max, afirma que a meta será a qualificação dos servidores, aperfeiçoamento da modalidade RDC, além da intensificação de pregões eletrônicos. “Este ano vamos realizar cursos visando a qualificação do corpo técnico das Secretarias, Autarquias e Fundações, vamos aperfeiçoar a modalidade RDC e fortalecer os pregões eletrônicos, tendo em vista a economia e celeridade do processo”, confirmou.
Por: Karleiete Nunes
(Fonte: Jornal O DIA)