A Secretaria de Estado da Educação fará em novembro as licitações para compra de alimentos para atendimento da merenda escolar em 2014. As licitações serão na modalidade pregão eletrônico, tipo menor preço, feitas somente pela internet. A compra dos alimentos para as 2,5 mil escolas estaduais, somadas às de educação especial conveniadas com o Governo do Paraná, terá investimento de R$ 137,8 milhões, divididos em sete pregões eletrônicos. Por meio das licitações, a Secretaria da Educação comprará aproximadamente 17.324 toneladas de alimentos para o próximo ano.
Os editais das licitações poderão ser consultados pelos sites www.compraspr.pr.gov.br do governo do Paraná ou no www.licitacoes-e.com.br do Banco do Brasil. As aberturas das licitações para as empresas enviarem as propostas serão sempre às 9h30 nos dias 21, 22, 27 e 28 de novembro.
As licitações serão para compras de alimentos não perecíveis, como aveia em flocos, bolachas, biscoitos cookie, barra de cereais, cereal de milho, farinha láctea, granola com castanha e passas, sucos, achocolatado em pó, mistura para preparo de bolo, café, leite em pó integral, macarrão, açúcar, arroz, chá mate tostado, fubá de milho e sagu. São 85 itens no total.
Entre os pregões eletrônicos também está a licitação para compra de carnes congeladas bovinas, suínas, de frango e filé de tilápia congelados. Desde 2006, a Secretaria da Educação utiliza pregões eletrônicos para realizar licitações. “Esse tipo de procedimento traz mais transparência. Todos os interessados têm acesso facilmente à licitação e podem acompanhar todo o pregão. Além disso, a licitação fica mais rápida e ágil”, explicou o diretor de Licitações da Secretaria da Educação, Roberto Luiz Souza de Freitas.
DIRETO NAS ESCOLAS – Desde outubro de 2013, os alimentos da merenda escolar passaram a ser entregues diretamente nas escolas estaduais, uma iniciativa inédita no Paraná. Antes, os alimentos saíam de um armazém central, chegavam a centros de distribuição e as prefeituras levavam os alimentos para as escolas. Em alguns casos, as próprias escolas precisavam buscar a merenda nesses locais de distribuição.
A diretora de Infraestrutura e Logística da secretaria, Márcia Cristina Stolarski, explica que a entrega direta era uma reivindicação antiga das escolas e uma meta alcançada. “Isso representa uma importante conquista e a melhoria no processo de logística da alimentação da rede estadual de ensino. Esse procedimento vai fazer com que os alimentos cheguem mais rápido e com mais qualidade às escolas. É também uma facilidade para as unidades”, afirmou Márcia Stolarski.
AGRICULTURA FAMILIAR – Também em novembro foi aberta a chamada pública para seleção de agricultores familiares que poderão fornecer alimentos para merenda escolar de 2014. Para o próximo ano, o valor destinado aos pequenos produtores será de R$ 58 milhões, quase 20 vezes mais que o investido em 2010 e 81% superior ao valor de 2013.
Podem participar pequenos produtores paranaenses vinculados a cooperativas e a associações de agricultores familiares. Eles poderão fornecer frutas, sucos, hortaliças, leite, panificados, produtos de origem animal e os minimamente processados, como mel, doces, geleias, arroz, feijão, canjica, fubá, macarrão e molho de tomate.
As inscrições podem ser feitas até as 17 horas de 27 de novembro. O edital está disponível na página da Agricultura Familiar: www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=96
(Fonte: Portal Noticias Paraná)