O Dnit abriu nesta quinta-feira (13) processo licitatório para duplicar uma das mais movimentadas e perigosas rodovias do País.
A duplicação da BR-381, no violento trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares (Vale do Rio Doce), abriu nesta quinta as propostas iniciais de preço e técnicas, em sessão pública na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília.
Até a segunda-feira serão conhecidas as empresas vencedoras da licitação para elaborar os projetos básicos e executivos e assumir as obras de duplicação e ampliação de capacidade e de segurança entre os kms 155,4 (MG-020/Avenida Cristiano Machado, em BH) e 458,4 (entroncamento com a BR-116, em Valadares).
O projeto de referência do Dnit prevê que, além da duplicação de 303 quilômetros de rodovia ao Norte, serão construídas 99 obras de artes específicas, como pontes e viadutos, e cinco túneis.
Atualmente, a rodovia é duplicada entre Belo Horizonte e São Paulo e, com a conclusão do novo trecho, será ampliada a capacidade de tráfego que corta o país através do estado.
O Edital da Licitação 165/13 foi publicado em 28 de março e, no fim do mês passado, foi encerrado o prazo para esclarecimentos aos interessados. O trecho de 303 quilômetros da BR-381, que inclui o percurso conhecido como Rodovia da Morte, entre BH e João Monlevade, foi dividido em 11 lotes para execução das obras, que incluem duplicação, melhoramentos e ampliação de capacidade e segurança.
Como a licitação é em regime diferenciado de contratação (RDC), na modalidade contratação integrada, o processo de análise das propostas será mais rápido e acredita-se que em agosto já estejam assinadas as ordens de serviço para que as empresas vencedoras iniciem a elaboração dos projetos.
Já existe um projeto de referência elaborado pelo Dnit, que deverá ser aprimorado.