A Prefeitura e a SAAE – Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia concluíram as negociações com a Caixa Econômica Federal para a licitação da nova Estação de Tratamento de Água Central (ETA Central). As negociações se arrastavam desde 2010 e, graças ao empenho do prefeito Saulo Pedroso de Souza e da nova superintendência da SAAE, chegaram a uma conclusão positiva.
A SAAE deu início nesta quarta-feira, dia 29 de maio, à licitação para a construção da nova ETA Central. A abertura dos envelopes será no dia 3 de julho, às 10h. A licitação é para a contratação de empresa que construirá o novo sistema de produção de água tratada da SAAE, compreendendo a adutora de água bruta e dois módulos de tratamento de 350 l/s cada, da futura ETA Central.
A nova estação terá investimento de R$ 30 milhões. A previsão é de que as obras comecem no segundo semestre de 2013. A nova ETA Central ficará na Praça Roberto Gomes Pedrosa e terá dois módulos de tratamento. A adutora de água bruta do Rio Atibaia (Avenida Terceiro Centenário) passará por obras de ampliação, com implantação de uma adutora de água bruta de 1,5 km.
A ETA Central trabalhará com o dobro da capacidade de tratamento atual. Durante a obra, a ETA 1 (existente) será mantida, para que o abastecimento não seja interrompido. Hoje a ETA Central abastece cerca de 70% da população de Atibaia.
A obra tem por finalidade aumentar a capacidade do sistema de abastecimento de água. Hoje a SAAE trabalha em seu limite de abastecimento no município e essas obras são necessárias para que possamos evitar, num futuro próximo, a falta de água e a necessidade de racionamento.
(Fonte: SAAE)