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Governo abre licitação para projeto de asfalto ligando Theobroma a Palmares

Principal via de ligação entre o município de Theobroma e o distrito de Palmares, na região de Jaru, a RO-463 entra na lista de prioridade do governo estadual para receber asfaltamento a partir de 2014.

O primeiro passo para que a rodovia possa ser pavimentada já foi dado: a abertura do processo de licitação dos Projetos Básico e Executivo da RO-463, com a extensão de 25 km, ligando Theobroma a Palmares. A rodovia beneficiará diretamente os assentamentos Primavera, Santa Catarina I e II, Rio Branco e Lagoa Nova, que abrigam mais de cinco mil pequenos produtores rurais.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), engenheiro Lucio Mosquini, afirma que a abertura da licitação para a contratação da empresa que executará o projeto para o asfaltamento da RO-463 é um mais um compromisso que o governador Confúcio Moura está cumprindo.

O Projeto Executivo, destaca Lucio Mosquini, é um dos passos mais importantes para que a obra seja executada. “Se não houve projeto, não há como licitar e contratar a pavimentação. Tudo depende dessa decisão que tomou o governador Confúcio”, acrescenta o diretor. Ele ressalta, ainda, que a empresa deve iniciar os trabalhos no começo do próximo ano.

O diretor frisa que a RO-463 é uma importante rodovia para o desenvolvimento da região. Vai atender diretamente a população dos municípios de Jaru, Machadinho, Anari e Theobroma, beneficiando mais de 100 mil moradores, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Ainda segundo o IBGE, em 2010 o município de Jaru tinha o segundo rebanho bovino de Rondônia, e o primeiro município do Brasil com percentuais de vacas ordenhadas. “Todo esse potencial de produção de Jaru recebe apoio do Governo e o asfalto ajudará ainda mais”, assegura Mosquini.

Pontes eliminadas
A importância da rodovia ligando Theobroma a Palmares pode ser evidenciada pelo tratamento recebido pelo Projeto Estradão, do DER. Entre 2012 e 2013 foram construídas quatro galerias de concreto e instalados mais quatro tubos metálicos, substituindo oito pontes velhas de madeira. No mesmo trajeto, o DER eliminou curvas perigosas e rebaixou morros elevados.

(Fonte: Tudo Rondonia)

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