RHS Licitações

Após 8 meses sem obras em Santarém, Infraero lança novo edital

 


Após dois anos do lançamento do primeiro edital de licitação para as  obras de ampliação e reforma do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, oeste do Pará, as obras ainda não foram concluídas e estão paralisadas há oitos meses, devido rescisão  de contrato  com a empresa que estava responsável pela obra. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) lançou um novo edital de licitação para contratação de uma nova empresa nesta quinta-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU). A abertura das propostas está marcada para 24 de março.

 

As obras do aeroporto, com investimento de R$ 6,5 milhões, iniciaram no segundo semestre de 2012 e tinham previsão de conclusão para julho deste ano, mas somente 7,5% do projeto foram executados até o momento. De acordo com a Infraero, a paralisação das obras aconteceu devido ao descumprimento contratual, que resultou na rescisão do contrato com a empresa responsável pela obra, em junho de 2013.

 

A falta de estrutura colocou o aeroporto de Santarém na segunda categoria conforme avaliação feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em que qualifica a estrutura dos aeroportos dos estados brasileiros. Para se chegar a esta classificação, foram avaliados vários itens, como a rotatividade de passageiros, o tamanho da pista, o pátio, a brigada contra incêndio. A classificação, em quatro categorias, serve para definir as taxas aeroportuárias, que influenciam diretamente nos preços das passagens. Quanto melhor a infraestrutura, maiores as taxas e, consequentemente, as companhias aumentam o preço dos bilhetes para cobrir os custos. Além da avaliação da Anac, o aeroporto tem sido alvo de reclamação da população, principalmente quando há atraso nos voos e os passageiros se aglomeram pelo saguão.

 

A Infraero garante que a obra iniciará antes de julho deste ano, após cumprir todos os prazos da licitação.

 

Obra

 

De acordo com a Infraero, as obras abrangem a construção de nova sala de embarque e a ampliação da sala de desembarque e do saguão do terminal de passageiros. A reforma também prevê a substituição da cobertura e do forro do terminal, tratamento e pintura, além da revitalização das fachadas com aplicação de pastilhas porcelanizadas. Também devem ser instaladas marquises metálicas, construídos novos sanitários e implantada uma nova sinalização no terminal de passageiros, estacionamento e nas vias externas. As instalações elétricas, hidrossanitárias e eletrônicas, bem como a climatização do terminal, passarão por modernização. Já o estacionamento será ampliado em 4.816,7 m², com a criação de 150 novas vagas.

 

(Fonte: G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XAo utilizar este site, você concorda com o tratamento dos seus dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Entendemos e respeitamos a sua privacidade e estamos comprometidos em proteger as informações pessoais que você fornece. Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.