Na próxima sexta-feira (11), a prefeitura de Betânia do Piauí, a 491 km de Teresina, estará recebendo propostas de empresas de prestação de serviços funerários. A previsão é de adquirir através de licitação, no prazo de um ano, 120 caixões, acompanhados de vestuário e de alguns serviços tradicionalmente oferecidos em velórios.
Na especificação do objeto, a licitação indica que possam ser adquiridos até 40 pacotes de serviços funerários para adultos, 40 para adolescentes e 40 para crianças. O valor previsto é de R$ 67.600 ao todo. O preço do pacote pode variar de 700,00 a R$ 430,00.
A taxa de mortalidade no Brasil, segundo o último censo do IBGE, é de 6,34 para cada 1 mil habitantes ao ano. Em Betânia do Piauí, a população é de pouco mais de 6 mil pessoas. Considerando a taxa de mortalidade nacional, morrem em média 38 habitantes do município a cada ano.
Segundo o presidente da Comissão de Licitação da prefeitura de Betânia do Piauí, Francisco Coelho, o serviço seria oferecido pela prefeitura para as pessoas que não têm planos funerários e que não teria como pagar, por serem carentes. “Essa foi uma estimativa, mas com certeza não vamos precisar”, disse Francisco. O valor seria custeado com recursos próprios do município.
(Fonte: Portal o Dia)