ÁREA DO ASSINANTE
  Esqueceu sua senha?  

Falta de informação deixa 40% das MPEs fora de compras públicas

Levantamento realizado pelo Sebrae-PR em Guarapuava aponta que apenas 33% das micro e pequenas empresas pesquisadas participaram de processos licitatórios nos últimos 36 meses


Empresas que poderiam fornecer produtos e serviços à administração pública estão perdendo um nicho de mercado por falta de informação. Essa é a conclusão de um levantamento realizado pelo Sebrae-PR em Guarapuava. Conforme o estudo, apenas um em cada três micro ou pequenos empresários está aproveitando as oportunidades em licitações. A administração pública deve fechar o ano com gastos de mais de R$ 89 milhões - cifra de apenas 10 de 39 órgãos públicos locais consultados.

A pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas faz parte do Licita Fácil. Lançado em agosto na cidade, o programa tem por objetivo aumentar a participação de micro e pequenas empresas do município em licitações, incrementar negócios e induzir o desenvolvimento local.

Segundo o levantamento do Sebrae-PR, realizado com 70 micro ou pequenos empresários, a falta de informação sobre as compras é o principal entrave à participação em processos licitatórios. Dos participantes da pesquisa, a ausência de informação esteve na resposta de 40% dos entrevistados que não participaram das licitações nos últimos três anos.

Os entrevistados puderam incluir em suas respostas outros fatores. Em 21% dos casos, houve falta de interesse. Outros 13% relacionaram a ausência à burocracia nos processos licitatórios. Aqueles que não souberam informar o motivo somam 6%.

Por outro lado, entre aquelas que já participaram de licitações, 39% não precisou de qualquer investimento para concorrer às compras públicas. “Realmente o que falta é conhecimento desse mercado – é o empresário buscar se preparar, conhecer mais sobre a legislação para participar do processo”, afirmou o consultor do Sebrae-PR e gestor do programa Licita Fácil em Guarapuava, Agenor Felipe Krysa.

Além disso, 74% dos empresários que participaram disseram que não precisaram de auxílio externo para conseguir participar das compras.

Oportunidades
O estudo apontou que 67% das micro e pequenas empresas consultadas não particou das licitações nos últimos três anos. Elas estão perdendo expressivas oportunidades de negócio por não ser fornecedoras da administração pública.

(Fonte: Diario de Guarapuava)

 

PROMOÇÃO MPE'S: A RHS Licitações acredita no potencial de participação das MPE’s no mercado de licitações e incentiva todas as empresas que querem participar, por isso, temos planos especiais para MPE’s. Entre em contato com nossa Central de Atendimento e Confira nossa promoção especial para MPE’s. PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO!

 

 

Cursos Prático sobre Licitação, Pregão presencial, Pregão Eletrônico, Regime Diferenciado de Contratação e Muito Mais. Confira!