A Líbia planeia licitar concessões de petróleo no final de 2013, disse o ministro do Petróleo daquele país, Abdelbari al-Arussi à agência AFP, acrescentando que o Governo de Tripoli quer aumentar a sua participação na OPEP.
“Precisamos de algum tempo para estudar os detalhes, mas provavelmente anunciaremos a licitação para as ofertas de exploração de petróleo no quarto trimestre de 2012”, disse em entrevista.
Abdelbari al-Arussi informou que há uma “forte procura” das principais companhias de petróleo em relação à Líbia, “um país promissor com grandes superfícies que ainda não foram exploradas, tanto em terra como no mar”.
As últimas concessões na Líbia foram cedidas em 2007 para a exploração de gás natural.
O ministro disse que Tripoli projecta solicitar o aumento da sua quota de produção na OPEP, do nível actual de 1,5 milhões de barris por dia para 1,7 milhões. “Solicitaremos uma quota adicional na próxima reunião da OPEP. O nosso objectivo é atingir 1,7 milhões”, afirmou, acrescentando que as conversações já começaram. Al-Arussi disse que a Líbia precisa de mais fundos para financiar a reconstrução do país após a destituição de Muamar Kadhafi em 2011.
(Fonte: Piniweb)