RHS Licitações

Lançado edital de licitação para a reforma do Teatro Castro Alves

 

Foi lançado nessa quarta-feira (3/4), pela manhã, o edital de licitação para a primeira etapa do Projeto Novo Teatro Castro Alves (TCA), no foyer da Sala Principal do teatro, durante coletiva de imprensa com a presença do secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, do secretário da Cultura, Albino Rubim, do diretor do TCA, Moacyr Gramacho, entre outras autoridades.

“Temos ambição de um futuro inovador”, disse Albino Rubim, sobre a obra que integra as ações governamentais de preparação para a Copa 2014 e se firma como ação prioritária da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Para evitar a interrupção total das atividades do teatro durante o desenvolvimento do Projeto Novo TCA – Ampliação e Requalificação, a obra será realizada em duas etapas.

A primeira parte do Projeto, com orçamento estimado de R$ 49,5 milhões, deverá ser iniciada ainda no primeiro semestre deste ano e tem duração prevista de 10 meses, é composta de ações como requalificação da Concha Acústica – mantendo sua identidade arquitetônica original -, construção do Edifício Garagem – com 300 vagas para estacionamento -, construção da Casa de Máquinas, escavação, construção e contenção de terrenos e estruturas afins.

“A execução imediata desta etapa do projeto inclui intervenções que permitam a disponibilização funcional da Concha Acústica e do Edifício Garagem no menor prazo possível e com mínima interferência sobre a operacionalidade da Sala Principal do TCA, Centro Técnico, Área Administrativa e outros espaços do Complexo. Também permite a pronta aplicação de recursos já assegurados para o Projeto”, explicou o secretário da Cultura.

Já a segunda etapa envolve intervenções físicas e também de gestão e uso dos espaços. Contempla a requalificação da Sala do Coro e de seus acessos, bem como a criação de um novo espaço para abrigar a Sala Sinfônica com 600 lugares, oferecendo aos músicos e ao público qualidade acústica de padrão internacional, e o Centro de Referência em Engenharia do Espetáculo – CREE.

Consta ainda a requalificação acústica e técnica da Sala Principal e dos espaços a ela anexos, como foyer, terraço, restaurante e bilheterias, os quais também deverão ser redistribuídos.

Segundo Rui Costa, o TCA é um valioso patrimônio da cidade de Salvador e o Governo do Estado da Bahia irá realizar uma grande obra de ampliação e requalificação do espaço, visando transformá-lo em um dos maiores e mais completos complexos culturais do país.

A obra irá beneficiar artistas, produtores culturais, técnicos e público freqüentador, que terão acesso a uma maior oferta de serviços culturais, bem como a um equipamento mais confortável; Orquestra Sinfônica da Bahia e apreciadores da música de concerto passarão a ter um equipamento exclusivamente destinado a essa expressão; técnicos de espetáculo (cenógrafos, cenotécnicos, iluminadores, sonoplastas, aderecistas, maquiadores, maquinistas, contrarregras, camareiras, etc) com o Centro de Referência em Engenharia do Espetáculo terão mais acesso à informação e ações de qualificação e equipamentos culturais de outros territórios, uma vez que o Centro de Referência em Engenharia do Espetáculo atuará como pólo disseminador de novas tecnologias e práticas voltadas à qualificação dos espaços cênicos e de seus técnicos. 

 

Por: Gabriele Galvão
(Fonte: Tribuna da Bahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XAo utilizar este site, você concorda com o tratamento dos seus dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Entendemos e respeitamos a sua privacidade e estamos comprometidos em proteger as informações pessoais que você fornece. Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.