TCE mantém suspensão de licitação da Seduc

Processo foi questionado após ser constatada a inexistência de exclusividade no fornecimento de livros

 

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/ PI) decidiu ontem, dia 11, manter a medida cautelar que suspende a execução do contrato e do pagamento, referentes à licitação feita pela Secretaria de Educação do Piauí para a aquisição de obras literárias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

O processo licitatório foi questionado após vistoria feita pela Divisão de Acompanhamento Concomitante de Licitações e Contratos do TCE que constatou irregularidades como inexistência de exclusividade no fornecimento dos livros, a possível prática de sobre preço e extrema velocidade da operação. A licitação é para aquisição de 100 mil exemplares do livro ‘Novo ENEM – linguagens códigos e suas tecnologias’, no valor total de R$ 6 milhões.

 

A Secretaria de Educação encaminhou defesa contestando as informações e apresentando documentos comprovando a exclusividade da obra adquirida e explicando que a celeridade do processo se deveu ao fato de que o Exame Nacional do Ensino Médio está próximo de acontecer. Ainda de acordo com a Seduc, todo o processo de licitação foi acompanhamento da Controladoria Geral do Estado (CGE).

 

O secretário de educação, Alano Dourado, (foto acima) tinha 15 dias para apresentar defesa, mas no dia seguinte à primeira decisão do TCE, entrou com recurso para reverter a decisão que suspendeu a licitação. Na sessão de ontem, os conselheiros decidiram manter a decisão anterior até que os técnicos do Tribunal de Contas analisem e apurem a documentação apresentada pela Secretaria de Educação.

 

Alano Dourado afirmou que acredita que o TCE vai voltar atrás da decisão. “Apresentamos todos os documentos que eles afirmam não ter localizado no processo. Os conselheiros ainda não tiverem acesso a esses documentos, mas temos certeza que a decisão vai ser revista”, declarou.

 

Por: Karliete Nines
(Fonte: Jornal O Dia)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!