Strans confirma edital de licitação para sexta-feira

Edital que vai escolher empresas de ônibus de Teresina será publicado no Diário do Município

 

O edital de licitação das linhas de ônibus do novo sistema de transporte público de Teresina será publicado na próxima sexta-feira, dia 14. A confirmação é do superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Pang Yen Shiao. “Por enquanto está mantida a publicação para a próxima sexta-feira, se não acontecer nada de anormal. O edital será publicado no Diário Oficial do Município e nos jornais da cidade”, afirmou.

 

No dia 22 de janeiro, durante solenidade oficial, o prefeito Firmino Filho deu alguns detalhes sobre o edital, mas a tão esperada divulgação do documento não aconteceu. De lá para cá, todos os itens do edital vêm sendo analisados pelos órgãos municipais que serão responsáveis pela condução do processo de licitação. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também recebeu uma cópia do documento. “Para o Tribunal de Contas só foi preciso enviar o edital, não tem que passar por análise. O edital está, sim, sendo analisado pela Procuradoria Geral do Município juntamente com a Secretaria Municipal de Administração”, explicou.

 

Devem constar no edital todas as regras para a participação de empresa ou consórcio de empresas na licitação das linhas de ônibus. As empresas participantes poderão concorrer a quatro lotes, mas cada vencedora só poderá atuar em apenas um. Para a escolha das vencedoras, serão realizadas análises de técnica e de preço.

 

A Strans também já adiantou que a frota dos ônibus será reduzida com a implantação do novo sistema de transporte público e que esse sistema contará com três linhas. A quantidade de ônibus será diferente para cada zona. O lote 1 terá 140 veículos para atuação na zona Norte, o lote 2 contará com 104 ônibus circulando na zona Leste, o lote 3 terá 175 que farão transporte na zona Sudeste e o lote 4, 129 na zona Sul. A empresa vencedora terá concessão de 15 anos, podendo este prazo ser renovado pelo mesmo período.

 

A previsão é de que o novo sistema de transporte de Teresina demande investimento de R$ 168 milhões, sendo R$ 104 milhões oriundo dos PACMobilidade e o restante dos recursos próprios da Prefeitura de Teresina.

 

Por: Karliete Nunes
(Fonte: Jornal O Dia)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!