Sesapi confirma para janeito a licitação da nova maternidade de Teresina

Secretário reconhece dificuldades enfrentadas pela Maternidade Dona Evangelina Rosa, onde morreram mais de 300 bebês entre janeiro e novembro deste ano.

 

A Secretaria Estadual de anunciou nesta terça-feira (22) que o edital de licitação para construção da nova maternidade de Teresina será lançado já no mês de janeiro de 2016.

 

Segundo a pasta, a obra tem recursos garantidos da ordem de R$ 52 milhões, e será referência em alta complexidade no Piauí.

 

“O anteprojeto da Maternidade, que define todo o seu perfil, já foi concluso. Estamos finalizando agora alguns trâmites do processo licitatório para que tenhamos condições para, ainda no mês de janeiro, lançar o edital de licitação para contratação da construtora que vai executar essa obra tão importante e tão necessária para melhorar a assistência ao parto na nossa capital, Teresina”, afirma o secretário de Saúde, Francisco Costa.

 

O gestor reconhece as dificuldades enfrentadas pela Maternidade Dona Evangelina Rosa, mas garante que, com a nova unidade, o atendimento às gestantes será melhorado.

 

“Vamos ter condições de oferecer uma estrutura moderna, uma estrutura de qualidade para os trabalhos dos profissionais, assim como a forma humanizada de assistência a esse momento tão importante na vida das mulheres”, ressalta Costa.

 

A maternidade será construída na zona leste, onde funciona o clube Tigrão, e vai contar com 260 leitos, sendo que 60 serão leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

Mortes

Na semana passada, foram divulgados dados estarrecedores sobre o índice de mortalidade na Maternidade Dona Evangelina Rosa.

 

Entre janeiro e novembro deste ano, ocorreram 313 óbitos de recém-nascidos e 17 óbitos maternos na unidade. O número equivale a quase uma morte de recém-nascido por dia, em média.

 

(Fonte: Portal o dia)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!