Secretaria de Administração quer mais concorrência nos processos licitatórios

Dando continuidade aos trabalhos de melhoramento no Departamento de Licitação, o secretário de Administração, Carlos Bracarense, se reuniu com os representantes da empresa Bolsanet, que firmou a parceria téncico-operacional para utilização da plataforma de pregão e cotação eletrônica. “O intuito é oferecer aos licitantes maior opção de acesso e assegurar maior disputa entre os concorrentes, tornando o processo amplo e democrático, gerando uma compra melhor e com mais qualidade, com economia para a prefeitura”, ressaltou.

Vale ressaltar que, atualmente, a prefeitura utiliza somente a plataforma do Banco do Brasil, chamada Licitações-e, mas a intenção é agregar a plataforma Bolsanet, que é customizada para reativar a parceria com a plataforma Compranet, que já foi utilizada pela administração. A prefeitura vai manter a plataforma do Banco do Brasil e o uso da plataforma do Bolsanet não gerará custos aos cofres públicos. “Para trazer mais dinamismo às licitações na administração, queremos aumentar a equipe de servidores do setor, aprimorar o fluxo dos procedimentos e a imediata substituição de equipamentos obsoletos por novos”, informou.

A Secretaria de Administração, em pareceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desenvolverá um projeto para fomentar a participação de pequenos empresários nos processos licitatórios, inclusive de empresas sediadas no município, com o objetivo de gerar emprego, renda e elevar a economia local. Segundo bracarense, essas ações estão alinhadas com a política de governo de Paulo Piau. “Todas as ações na nossa pasta visam aperfeiçoar os serviços prestados e imprimir ritmo eficiente e dinâmico aos procedimentos de compra do governo”, afirmou.

Aprimoramento – Entre outras ações da Secretaria, Bracarense citou: promover curso de qualificação e aperfeiçoamento para os servidores do setor e demais secretarias que lidam com licitações. O primeiro curso oferecido será “Formação, Capacitação e Atualização de Pregoeiros”, hoje (30), no Centro Administrativo da prefeitura. “Além deste, já estão programados para fevereiro, março e abril, os cursos de elaboração de edital, termo de referência e projeto básico, além de curso sobre sistema de registro de preços. Ainda nesse mês, iniciaremos a substituição dos computadores e será concretizada a ampliação da estrutura para receber mais 10 servidores”, completou. (LR)

(Fonte: Jornal de Uberaba)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!