Sebrae realiza ações para desenvolvimento econômico em municípios de fronteira

Cursos de compras governamentais e encontros de oportunidades acontecem em cidades da região entre Brasil, Bolívia e Paraguai.

 

O Sebrae realiza de 13 a 17 de outubro em Coronel Sapucaia, e de 27 a 31 deste mês em Corumbá, o Curso de Compras Governamentais, direcionado tanto aos responsáveis pelas licitações e pregões nas prefeituras, quanto a empresários que desejam se tornar fornecedores de órgãos públicos.

 

A iniciativa visa chamar a atenção das lideranças para a importância do apoio aos pequenos negócios. Para a gerente de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae no MS, Sandra Amarilha, as compras públicas são uma ferramenta de dinamização da economia local, já que na maioria dos casos o poder público é o maior comprador em cidades do interior e, dando preferência à aquisição de bens e serviços de empresas instaladas na própria cidade, pode mudar a realidade do território.

 

“A Prefeitura deve criar mecanismos legais para que a compra seja feita no próprio município”, ressalta. Sobre a decisão de realizar as capacitações neste momento na faixa de fronteira, Amarilha afirma que “hoje os olhares estão para a região, devido aos problemas enfrentados que acarretam em baixo dinamismo econômico. Portanto, é fundamental agir para promover uma irrigação na economia e melhorar as condições existentes”.

 

A instituição de apoio às micro e pequenas empresas no estado promove ainda o Fomenta (Encontro de Oportunidades para MPEs com o setor público e grandes empresas). Em Corumbá, o evento acontece no dia 8 de novembro, sábado, das 8 às 13 horas; já em Porto Murtinho, será realizado no dia 14 do próximo mês. Na oportunidade, órgãos públicos e grandes companhias esclarecem aos proprietários de pequenos negócios critérios e procedimentos para se tornar um fornecedor.

 

De acordo com a Receita Federal, Corumbá possui mais de 2.500 empresas optantes pelo Simples Nacional; Porto Murtinho aproximadamente 700 e Coronel Sapucaia 440. Na Cidade Branca existem hoje 1.919 Empreendedores Individuais; Porto Murtinho conta com 558 MEIs e em Coronel Sapucaia há 257 pessoas formalizadas como tipo de empresa.

 

Serviço
Evento: Curso de Compras Governamentais – Coronel Sapucaia
Data: de 13 a 17 de outubro
Horário: 14 às 18 horas (órgãos públicos); 19 às 22h30 (empresas)
Local: Biblioteca do Sesi – Av. Abílio Espíndola Sobrinho, Jardim Seriema
Evento: Curso de Compras Governamentais – Corumbá
Data: de 27 a 31 de outubro
Horário: 14 às 18 horas (órgãos públicos); 19 às 22h30 (empresas)
Local:SESC/Centro de Convenções – Rua Domingos Sahib, 570 (Porto Geral)
Evento: Fomenta – Corumbá
Data: 8 de novembro, sábado
Horário: 8 às 13 horas
Local:SESC/Centro de Convenções – Rua Domingos Sahib, 570 (Porto Geral)
Evento: Fomenta – Porto Murtinho
Data: 14 de novembro, sexta-feira
Horário: 19 horas
Local: Praça de Eventos, Av. Rio Branco S/N, próximo ao Banco do Brasil.
Informações: (67) 3389-5428 / 5379

 

 

(Fonte: Agora MS)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!