Sead e Prodepa lançam novo site de compras do governo do Estado

Na manhã a última sexta-feira (31), a Secretaria de Estado de Administração (Sead) e a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) lançaram o novo site de compras do governo do Estado, o Compras Pará (www.compraspara.pa.gov.br). O ambiente eletrônico reúne as informações dos processos de compras governamentais dos entes estaduais e o local em que os fornecedores se registram junto à Sead para obterem o Certificado de Registro Cadastral (CRC), documento que habilita a participar de determinados certames públicos.

 

Para a secretária de Administração, Alice Viana, o site Compras Pará moderniza e aprimora os instrumentos de gestão. “Com as nossas ferramentas aperfeiçoadas, podemos prestar um serviço de melhor qualidade à população e atender especialmente o princípio da transparência, assegurando aos cidadãos o acompanhamento das compras públicas de forma completa”, disse.

 

Dentre as vantagens destacadas, a secretária abordou uma grande dificuldade da administração que foi superada com a implantação do novo portal. “Agora, podemos ter acesso a informações sobre os fornecedores que tiveram algum tipo de sanção, e, com isso, identificar de forma prática quem está impedido de licitar com o Estado”, ressaltou. “O que antes necessitava de consulta formal à Sead, ou, parte do que era preciso vir à Sead para resolver, agora estará disponível no portal”, completou.

 

O Compras Pará ficará hospedado no ambiente Governo Digital, plataforma de acesso única que integra todos os sistemas corporativos do Estado com o uso de um único login e senha. Com nova interface e funcionalidades, o site funciona nas mais diversas plataformas, podendo ser acessado de dispositivos móveis com as mesmas características de quando usado de computadores. “Ao fazer o login pelo Governo Digital, tem-se um ponto único de acesso, o que dá mais segurança na informação e um controle bem mais seguro dos acessos”, afirmou o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, Lourenço Monteiro.

 

Ele destacou a parceria entre Sead e Prodepa, “no sentido de desenvolver soluções que possam atender não só a Sead, mas, consequentemente, todos os órgãos da administração. A Prodepa ajuda a encontrar soluções mais abrangentes para beneficiar o maior número de pessoas”, afirmou.

 

Com o auditório da Sead lotado de diretores administrativos e gestores da área de compras de todos os órgãos do Estado, o analista de sistemas da Prodepa Alan Amaral apresentou as novidades do site, como os ambientes e conteúdos próprios para sociedade, governo e fornecedor. “A ideia é que todas as informações relativas aos processos de compras do governo, a geração das atas, os processos de licitação, todas as modalidades possam ser consultados pelo portal”, declarou.

 

Além do ganho em segurança da informação e da qualificação dos dados, o novo Compras Pará vai poder fornecer ao público em geral uma gama de informações. “Foi uma parceria bastante exitosa da nossa Prodepa e da equipe de logística da Sead, exatamente para dar o suporte a todos os órgãos da administração estadual, otimizando, portanto, o uso dos recursos públicos”, ponderou Alice. (Com informações da Ascom Sead)

 

(Fonte: Agencia Para)

Aproveite todas as licitações públicas em um só lugar!